Prefeitura do Natal comemora o Dia Internacional da Mulher

A Prefeitura do Natal elaborou uma ampla programação para comemorar o Dia Internacional da Mulher, 8 de março. Os eventos se iniciam nesta segunda-feira (8) e prosseguem até o próximo dia 30, com direito a entrega de medalhas de honra ao mérito, lançamento de campanhas, palestras, feiras, atendimentos estéticos, de saúde e uma vasta programação cultura.

A data deste ano é especial, pois marca os 100 anos do Dia Internacional da Mulher e os 200 anos de nascimento da poetisa e educadora potiguar Nísia Floresta. A escritora dá nome às medalhas de honra que serão entregues já na abertura da programação, dia 8, às 11h, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), na Cidade da Esperança.
Além da entrega das Medalhas de Honra ao Mérito Nísia Floresta, a mulheres que se destacaram na luta em defesa da população feminina de Natal, a abertura do Dia Internacional irá marcar também o lançamento da Campanha Ligue 180, da Central de Atendimento à Mulher. A solenidade se encerrará com a apresentação da cantora lírica Hickélia.
Ainda no dia 8, a partir das 14h, na praça Augusto Severo, Ribeira, a programação do Dia Internacional da Mulher prossegue com Feirinha de Artesanato; distribuição de mudas e flores; atendimento odontológico e do programa Fique Sabendo, da Secretaria Municipal de Saúde; verificação de pressão e dosagem glicêmica; e apresentações de Pastoril do Bom Pastor, do Ballet Municipal do Natal, da Banda Sinfônica do Natal e de Eloin Seabra, com o show “Eu vi Elis Sorrindo”.
Durante toda a manhã do dia 8 e até o dia 14 de março, sempre das 10h às 22h, o Natal Shopping será palco da 1ª Mostra da Produção Literária Feminina Potiguar, em parceria com a Academia Feminina de Letras e a Fundação Cultura Capitania das Artes (Funcarte). Já a partir da terça-feira, dia 9, as secretarias municipais de Trabalho e Assistência Social (Semtas) e de Saúde (SMS) irão promover palestras nos clubes de mães, tratando de assuntos como o combate à violência doméstica, a Lei Maria da Penha e a saúde da mulher.
No dia 9 será comemorado o primeiro aniversário de funcionamento do Hospital da Mulher – Leide Morais, localizado na avenida das Fronteiras, zona Norte da cidade. Até o dia 12, sempre a partir das 9h, serão apresentadas as estatísticas nos atendimentos, desenvolvidas ações de triagem sorológica de exame anti-HIV, dentro do programa Fique Sabendo, e montadas tendas para exames de hepatite, toxoplasmose, citomegalovírus, rubéola, antissífilis e HIV.
Dia 12, uma sexta-feira, ações de cidadania serão levadas pela Semtas e SMS ao Norte Shopping, das 10h às 22h, na avenida João Medeiros Filho, a estrada da Redinha. Já em 16 de março, das 14h às 17h, o Centro de Atividade de Lazer da Melhor Idade (Calmi), na Cidade da Esperança, receberá ações de saúde e o Dia da Beleza da Mulher Idosa, com direito a sessão de massagem Shiatsu.
A mesma estrutura será montada no dia 25, no mesmo horário, no Grupo de Idosos Cotinha Vila, no Igapó. Já em 26 de março a programação prevê o “Mulheres Fazendo Arte”, no Cemure, das 14h às 18h. E nos dias 29 e 30 será a vez do encontro para elaboração do 1º Plano Municipal de Políticas para as Mulheres, no auditória da Assembléia Legislativa do Estado, das 9h às 17h, com participação da secretária Nacional de Políticas para as Mulheres, Lourdes Bandeira.