ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS VÃO COMPOR PÓLOS DE LEITURA PARA A FORMAÇÃO DA REDE POTIGUAR DAS ESCOLAS LEITORAS
Escolas municipais e estaduais de Natal e Parnamirim serão organizadas em pólos de leitura para a formação da Rede Potiguar das Escolas Leitoras no Rio Grande do Norte. Esta é próxima etapa do projeto “Escolas de Leitores”, promovido pelo Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), Instituto C&A, Secretaria de Estado de Educação e Cultura do RN (SEEC) e, agora também, secretarias municipal de Educação de Natal e Parnamirim. O termo de convênio entre o Instituto C&A e os novos parceiros será assinado nesta quarta-feira, dia 24/03, no auditório Angélica Moura, na sede da SEEC. Além da assinatura, será feito o lançamento oficial do projeto para o período 2010/ 2011.
As instituições escolares foram organizadas, após mapeamento, em 15 pólos, sendo 12 na capital potiguar e três em Parnamirim. A organização se deu a partir das 70 escolas estaduais dos dois municípios que já integravam o projeto, agregando as municipais por proximidade geográfica e adesão. Com a extensão à rede municipal, a expectativa é de que o número de escolas atendidas pela iniciativa duplique neste ano. “O papel da ONG não é universalizar uma ação, mas, através de parcerias, realizar ações localizadas e, a partir desta experiência dizer se funciona e como funciona o que foi feito. Depois, cabe ao poder público absorver como política pública”, observa Cláudia Santa Rosa, coordenadora das ações de leitura do IDE.
Os pólos de leitura favorecerão a formação da Rede Potiguar das Escolas Leitoras, prevista na “Lei da Leitura Literária” – Lei Estadual nº 9.169, que dispõe sobre a criação da Política Estadual de Promoção da Leitura Literária nas Escolas Públicas do Estado do Rio Grande do Norte - proposta pelo deputado estadual Robinson Faria e promulgada em 15 de janeiro de 2009.
Concurso Escolas de Leitores
As escolas premidas pelo concurso “Escolas de Leitores” serão certificadas, também, nesta quarta-feira, durante o evento. Com projetos específicos de incentivo à leitura entre crianças e adolescentes, foram escolhidas cinco escolas participantes do projeto, as quais receberão apoio técnico e financeiro para seus projetos e farão intercâmbio para conhecer iniciativas exemplares sobre o assunto no Brasil e na Colômbia, país referência mundial em política de promoção da leitura. O concurso foi lançado durante o 3º Seminário Potiguar Prazer em Ler, que ocorreu de 28 a 30 de setembro de 2009, no Cemure, em Natal.
Sobre o Projeto no RN e no Brasil
O “Escolas de Leitores” já está formando educadores mediadores de leitura em 70 escolas estaduais dos dois municípios vizinhos, desde 2007. Além de promover a formação, o projeto também fomenta a discussão na sociedade e, especialmente, na comunidade escolar, sobre a importância do “prazer em ler”, que é parte integrante do programa nacional “Prazer em Ler”, preconizado pelo Instituto C&A em todo o Brasil. Para isso, são promovidos diversos eventos, como o Fórum Potiguar das Escolas Leitoras, com o apoio também da Assembleia Legislativa do RN.
O Instituto C&A anunciou recentemente as 73 instituições que irão constituir 15 pólos de leitura espalhados pelo Brasil, além dos 15 localizados em Natal e Parnamirim, do programa Prazer em Ler, escolhidas por meio de edital, lançado no ano passado. O Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), de Natal (RN), foi selecionado como responsável pela formação de 12 pólos/núcleos de escolas públicas em Natal (RN) e três em Parnamirim (RN) no campo da promoção da leitura. A finalidade é formar leitores e desenvolver o gosto pela leitura entre crianças e jovens da região.
O Instituto C&A selecionou projetos a serem implementados no exercício orçamentário de 2010/2011, que compreende o período de março de 2010 a fevereiro de 2011. Serão investidos R$ 3,1 milhões no apoio aos projetos selecionados, além de aproximadamente R$ 350 mil em atividades de formação para os educadores das instituições proponentes de Pólos, como é o caso do IDE.
Além do Rio Grande do Norte, foram contempladas ONGs do Rio de Janeiro (3 pólos), Bahia, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Maranhão, São Paulo (2 pólos), Ceará, Paraná, Minas Gerais (2 pólos) e Paraíba. Para formar os pólos, as instituições devem ser da mesma região e trabalhar de forma articulada na formação de um projeto coletivo de fomento à leitura. Cada pólo é constituído por, no mínimo, quatro organizações sociais, coordenadas por uma ONG proponente – no caso do Rio Grande do Norte, o IDE.
As instituições escolares foram organizadas, após mapeamento, em 15 pólos, sendo 12 na capital potiguar e três em Parnamirim. A organização se deu a partir das 70 escolas estaduais dos dois municípios que já integravam o projeto, agregando as municipais por proximidade geográfica e adesão. Com a extensão à rede municipal, a expectativa é de que o número de escolas atendidas pela iniciativa duplique neste ano. “O papel da ONG não é universalizar uma ação, mas, através de parcerias, realizar ações localizadas e, a partir desta experiência dizer se funciona e como funciona o que foi feito. Depois, cabe ao poder público absorver como política pública”, observa Cláudia Santa Rosa, coordenadora das ações de leitura do IDE.
Os pólos de leitura favorecerão a formação da Rede Potiguar das Escolas Leitoras, prevista na “Lei da Leitura Literária” – Lei Estadual nº 9.169, que dispõe sobre a criação da Política Estadual de Promoção da Leitura Literária nas Escolas Públicas do Estado do Rio Grande do Norte - proposta pelo deputado estadual Robinson Faria e promulgada em 15 de janeiro de 2009.
Concurso Escolas de Leitores
As escolas premidas pelo concurso “Escolas de Leitores” serão certificadas, também, nesta quarta-feira, durante o evento. Com projetos específicos de incentivo à leitura entre crianças e adolescentes, foram escolhidas cinco escolas participantes do projeto, as quais receberão apoio técnico e financeiro para seus projetos e farão intercâmbio para conhecer iniciativas exemplares sobre o assunto no Brasil e na Colômbia, país referência mundial em política de promoção da leitura. O concurso foi lançado durante o 3º Seminário Potiguar Prazer em Ler, que ocorreu de 28 a 30 de setembro de 2009, no Cemure, em Natal.
Sobre o Projeto no RN e no Brasil
O “Escolas de Leitores” já está formando educadores mediadores de leitura em 70 escolas estaduais dos dois municípios vizinhos, desde 2007. Além de promover a formação, o projeto também fomenta a discussão na sociedade e, especialmente, na comunidade escolar, sobre a importância do “prazer em ler”, que é parte integrante do programa nacional “Prazer em Ler”, preconizado pelo Instituto C&A em todo o Brasil. Para isso, são promovidos diversos eventos, como o Fórum Potiguar das Escolas Leitoras, com o apoio também da Assembleia Legislativa do RN.
O Instituto C&A anunciou recentemente as 73 instituições que irão constituir 15 pólos de leitura espalhados pelo Brasil, além dos 15 localizados em Natal e Parnamirim, do programa Prazer em Ler, escolhidas por meio de edital, lançado no ano passado. O Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), de Natal (RN), foi selecionado como responsável pela formação de 12 pólos/núcleos de escolas públicas em Natal (RN) e três em Parnamirim (RN) no campo da promoção da leitura. A finalidade é formar leitores e desenvolver o gosto pela leitura entre crianças e jovens da região.
O Instituto C&A selecionou projetos a serem implementados no exercício orçamentário de 2010/2011, que compreende o período de março de 2010 a fevereiro de 2011. Serão investidos R$ 3,1 milhões no apoio aos projetos selecionados, além de aproximadamente R$ 350 mil em atividades de formação para os educadores das instituições proponentes de Pólos, como é o caso do IDE.
Além do Rio Grande do Norte, foram contempladas ONGs do Rio de Janeiro (3 pólos), Bahia, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Maranhão, São Paulo (2 pólos), Ceará, Paraná, Minas Gerais (2 pólos) e Paraíba. Para formar os pólos, as instituições devem ser da mesma região e trabalhar de forma articulada na formação de um projeto coletivo de fomento à leitura. Cada pólo é constituído por, no mínimo, quatro organizações sociais, coordenadas por uma ONG proponente – no caso do Rio Grande do Norte, o IDE.