Convênio com secretarias de Educação de Natal e Parnamirim expande ações de leitura no RN
Texto e foto: Assessoria de Imprensa - IDE - Tallyson Moura
O lançamento oficial dos 15 polos de leitura, que serão implantados em mais de 70 escolas públicas do Rio Grande do Norte, aconteceu nesta quarta-feira, dia 24, com a assinatura do convênio entre as secretarias de Educação de Natal e Parnamirim e o Instituto C&A de Desenvolvimento Social. Os polos são resultados de uma parceria entre o Instituto C&A com o Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), a Secretaria de Estado de Educação e Cultura do RN (SEEC) e agora as secretarias municipais de Educação de Natal e Parnamirim, cujo objetivo é promover a leitura e a formação de novos leitores.
Serão 12 polos na capital potiguar e três em Parnamirim, e irão desenvolver projetos coletivos de inventivo à leitura entre crianças e jovens de suas regiões. O trabalho faz parte do programa Prazer em Ler, criado pelo Instituto C&A, que formou este ano outros 14 polos de leitura em todo o país, reunindo 73 organizações sociais escolhidas por meio de edital lançado no ano passado.
No Rio Grande do Norte, a organização dos 15 polos se deu a partir das 70 escolas estaduais dos municípios de Natal e Parnamirim, que já integravam o programa Prazer em Ler, promovido pelo Instituto C&A. Foram agregadas outras escolas municipais, por proximidade geográfica e adesão, o que deve duplicar o número de escolas atendidas pela iniciativa. “O papel da ONG não é universalizar uma ação, mas, através de parcerias, realizar ações localizadas e, a partir desta experiência, dizer se funciona e como funciona o que foi feito. Depois, cabe ao poder público absorver como política pública”, observa Cláudia Santa Rosa, coordenadora das ações de leitura do IDE.
Os polos de leitura irão favorecer a formação da Rede Potiguar das Escolas Leitoras, prevista na “Lei da Leitura Literária” – Lei Estadual nº 9.169, que dispõe sobre a criação da Política Estadual de Promoção da Leitura Literária nas Escolas Públicas do Estado do Rio Grande do Norte - proposta pelo deputado estadual Robinson Faria e promulgada em 15 de janeiro de 2009.
Concurso Escolas de Leitores
Na ocasião, também foram certificadas as escolas vencedoras do concurso “Escolas de Leitores”, lançado durante o 3º Seminário Potiguar Prazer em Ler, no ano passado. Com projetos específicos de incentivo à leitura entre crianças e adolescentes, as cinco escolas premiadas receberão apoio financeiro do Instituto C&A e terão acompanhamento técnico de seus projetos pelo IDE. Além disso, farão intercâmbio para conhecer iniciativas exemplares sobre o assunto no Brasil e na Colômbia, país referência mundial em política de promoção da leitura.
Escolas vencedoras do Concurso Escolas de Leitores
EE Hegésippo Reis - Projeto Bairro Leitor
EE Profa Stella Gonçalves - Projeto Abrindo as portas do saber literário (professora Maristela Costa)
EE Clara Camarão - Projeto Os sentidos da leitura
E.E Isabel Goldin - Projeto Sabores da leitura
EE Maria Cristina - Projeto Restaurante literário
O lançamento oficial dos 15 polos de leitura, que serão implantados em mais de 70 escolas públicas do Rio Grande do Norte, aconteceu nesta quarta-feira, dia 24, com a assinatura do convênio entre as secretarias de Educação de Natal e Parnamirim e o Instituto C&A de Desenvolvimento Social. Os polos são resultados de uma parceria entre o Instituto C&A com o Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), a Secretaria de Estado de Educação e Cultura do RN (SEEC) e agora as secretarias municipais de Educação de Natal e Parnamirim, cujo objetivo é promover a leitura e a formação de novos leitores.
Serão 12 polos na capital potiguar e três em Parnamirim, e irão desenvolver projetos coletivos de inventivo à leitura entre crianças e jovens de suas regiões. O trabalho faz parte do programa Prazer em Ler, criado pelo Instituto C&A, que formou este ano outros 14 polos de leitura em todo o país, reunindo 73 organizações sociais escolhidas por meio de edital lançado no ano passado.
No Rio Grande do Norte, a organização dos 15 polos se deu a partir das 70 escolas estaduais dos municípios de Natal e Parnamirim, que já integravam o programa Prazer em Ler, promovido pelo Instituto C&A. Foram agregadas outras escolas municipais, por proximidade geográfica e adesão, o que deve duplicar o número de escolas atendidas pela iniciativa. “O papel da ONG não é universalizar uma ação, mas, através de parcerias, realizar ações localizadas e, a partir desta experiência, dizer se funciona e como funciona o que foi feito. Depois, cabe ao poder público absorver como política pública”, observa Cláudia Santa Rosa, coordenadora das ações de leitura do IDE.
Os polos de leitura irão favorecer a formação da Rede Potiguar das Escolas Leitoras, prevista na “Lei da Leitura Literária” – Lei Estadual nº 9.169, que dispõe sobre a criação da Política Estadual de Promoção da Leitura Literária nas Escolas Públicas do Estado do Rio Grande do Norte - proposta pelo deputado estadual Robinson Faria e promulgada em 15 de janeiro de 2009.
Concurso Escolas de Leitores
Na ocasião, também foram certificadas as escolas vencedoras do concurso “Escolas de Leitores”, lançado durante o 3º Seminário Potiguar Prazer em Ler, no ano passado. Com projetos específicos de incentivo à leitura entre crianças e adolescentes, as cinco escolas premiadas receberão apoio financeiro do Instituto C&A e terão acompanhamento técnico de seus projetos pelo IDE. Além disso, farão intercâmbio para conhecer iniciativas exemplares sobre o assunto no Brasil e na Colômbia, país referência mundial em política de promoção da leitura.
Escolas vencedoras do Concurso Escolas de Leitores
EE Hegésippo Reis - Projeto Bairro Leitor
EE Profa Stella Gonçalves - Projeto Abrindo as portas do saber literário (professora Maristela Costa)
EE Clara Camarão - Projeto Os sentidos da leitura
E.E Isabel Goldin - Projeto Sabores da leitura
EE Maria Cristina - Projeto Restaurante literário