Prefeitura do Assu faz parceria para combater o glaucoma
A Prefeitura do Assu firmou parceria com o Hospital Geral de Oftalmologia (HGO) de Natal, a exemplo do que já tinha feito em 2009, para realizar mutirões de prevenção e combate ao glaucoma – doença silenciosa que leva à cegueira irreversível. O trabalho, além de ser útil na identificação das pessoas com sintomas de glaucoma, possibilita a distribuição de medicação anti-glaucomatosa gratuitamente.
O mutirão gera um cadastro prévio do paciente para melhor avaliação de seu quadro oftalmológico. Quando a análise diagnostica a existência de ameaça de glaucoma o paciente é beneficiado com a entrega do medicamento totalmente grátis no ato da consulta e, assim, começa imediatamente o processo de acompanhamento oftalmológico por todo o restante da vida.
Correm o risco de desenvolver glaucoma pessoas acima de 40 anos, de raça negra, pessoas com histórico de glaucoma na família, portadores de pressão intra-ocultar elevada, diabéticos, portadores de miopia elevada, uso regular ou prolongado de esteróides (cortisona) e pessoas que sofrem qualquer espécie de trauma ocular. Qualquer pessoa que se encaixe num destes tópicos têm o direito de se cadastrar na campanha.