Jornalista Carminha Soares lança seu livro no próximo dia 17, no Solar Bela Vista, às 18h30min
A jornalista natalense Maria do Carmo Soares Costa Silva, (Carminha), lança no próximo dia 17 de dezembro seu primeiro livro, A Inclusão Social e a Mídia: Um único olhar, fruto do seu trabalho de Doutorado no Departamento de Educação da UFRN.
O lançamento será no dia 17 de dezembro, uma quinta-feira, às 18h30min, no Solar Bela Vista, Av. Junqueira Ayres, 417, Cidade Alta, em Natal.
No livro, Carminha faz uma análise do olhar da mídia sobre um dos assuntos mais em discussão no momento, a inclusão social especificamente das pessoas com deficiência. Uma de suas constatações é que o assunto só aparece na mídia quando há uma quebra de rotina por grupos que estão solidários com a causa. Não há um interesse ostensivo em formar opinião sobre a questão. Para a autora, compartilhar desse olhar significa, sobretudo, que a inclusão social poderá se tornar um desejo coletivo.
Uma reflexão polêmica lançada pelo livro é a que considera as Paraolimpíadas um monumento à segregação. “Olimpíada significa união, comunhão e congraçamento entre os povos. As Paraolimpíadas são um evento paralelo, testemunho da segregação. Que espécie de inclusão social é essa? Belo é estar junto! Olimpíada e Paraolimpíada como evento esportivo único; dirigido a um único público com um “ÚNICO OLHAR.'', diz a escritora.
O livro é editado pela Editora Cortez, com prefácio de Ney Leandro de Castro, apresentação de Cremilda Medina (USP) e Maria Tereza Mantoan (Unicamp).