Sábado tem 15 anos de Muitos Carnavais



Carnavais comemora seus 15 anos com grandes atrações. Patusco, Armandinho, Araketu e Sueldo Soares consagram o momento, com promessa de muita festa e agitação no pátio da CBTU, na Ribeira, após o tradicional percurso pelas ruas do Centro da cidade embalado por orquestras de frevo, Folia de Rua e Pau e Lata. Quem primeiro sobe no palco é a Banda Patusco, que embala os foliões da noite com muito samba e alegria a partir das 19h30.

Formada em 2002, a Patusco nasceu como parte do famoso bloco de mesmo nome, um dos mais tradicionais e animados do carnaval de Olinda. De lá para cá, a banda, famosa por arrastar multidões nas ladeiras de Olinda, já dividiu o palco com diversos artistas nacionais. No próximo sábado, 27 músicos prometem garantir animação da festa, com um repertório que inclui sucessos de Beth Carvalho, Gonzaguinha, Lecy Brandão, Simone, Jorge Ben Jor e Tim Maia, além de sambas-enredo de escolas tradicionais, como Mangueira e Portela.
A noite continua a partir das 21h30 com a Banda Armandinho, Dodô & Osmar, que tem como marca registrada a guitarra baiana. Composta pelos irmãos Macedo – Armandinho, Aroldo, André e Betinho - entre outros integrantes, a banda precursora do trio elétrico promete fazer Natal conhecer de perto o que os baianos têm de mais contagiante, apresentando também ritmos como frevo, samba, choro e rock no repertório. Armandinho é considerado por muitos como um dos melhores guitarristas do mundo e seu repertório é extremamente variado, privilegiando as canções gravadas em mais de 15 discos ao longo de 30 anos de carreira.
Na seqüência, às 23h30, é a vez do Araketu comandar a folia, com a cantora Larissa Luz à frente da festa. Diretamente associada ao Bloco Araketu, a banda começou dando ênfase à prática percussiva e realizava pesquisa sobre a música africana tradicional e sua adaptação à temática brasileira. Por causa das muitas viagens internacionais realizadas, foi incorporando novos elementos e inovou aproveitando o melhor da percussão da Bahia, bem como o vocalista Tatau, e contratando outros músicos para formar o instrumental eletrônico, além dos metais. Assim, o Araketu foi o primeiro dos novos grupos negros baianos a empunhar uma guitarra elétrica e misturar música de percussão com eletrônica. Considerada um dos grandes nomes da música brasileira, a banda Araketu, que agora tem nova formação após 18 anos de história, faz shows pelo mundo inteiro.
E para encerrar a noite de comemoração, o potiguar Sueldo Soares assume o comando a partir de 01h30. O artista iniciou sua carreira na década de 80 na noite natalense, seguiu ao longo dos anos com o pé na estrada e não parou mais. Ganhou diversos prêmios que o consagraram como compositor e intérprete e até hoje esbanja seus dons em grandes eventos nacionais e internacionais.
A venda de ingressos para o Muitos Carnavais 2009 está acontecendo no Shopping Cidade Jardim, para camisetas de pista, e na sede do Bloco Me Leva, no Natal Shopping, para o camarote Me Leva / Batendo Perna. Mais informações estão disponíveis no site oficial do evento: www.muitoscarnavais.com.br.