CAERN negocia débitos de consumidores inadimplentes

Os usuários da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) que estão em débito com a empresa terão a oportunidade de quitá-lo através de vantagens especiais. Para pagamento à vista será concedido desconto de 50% nos valores de multas e serviços como religação, corte e períodos não faturados e de 100% nos acréscimos (juros de mora e correção monetária). A Caern está concedendo para pagamento parcelado em até 36 meses dispensa integral de juros e atualização monetária do débito e do parcelamento, mais desconto de 50% no valor da multa.

Estes descontos são válidos até 1º de dezembro de 2009. De acordo com o assessor comercial, Luiz Roberto Pereira, os usuários devem aproveitar o momento para ficar em dia com a empresa, com a comodidade para pagamento. A quitação de débitos é benéfica para todos os consumidores e para a Companhia, isto porque a empresa ganha com a recuperação dos usuários. Desta forma, todos os consumidores são beneficiados porque o acesso aos serviços, garantido ao universo de usuários da empresa, deve ser pago por todos, não sendo justa a cobrança de uns em detrimento de outros.
A Política de Incentivo à Recuperação de Consumidores Cortados ou Suprimidos foi criada para favorecer o consumidor. Deverão ser atualizados também o cadastro de imóveis demolidos, em ruínas ou sujeitas a desapropriação pública. Esta Política também vai permitir que quem possua ligação clandestina possa negociar com a empresa, passando a partir da negociação, a exercer seu direito de cidadania de receber conta de água em nome do proprietário da residência.
Após este período de renegociação, a Caern deverá enviar o nome dos inadimplentes para o cadastro do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Serasa. Para negociar o débito é necessário que o consumidor procure um dos escritórios da Companhia ou os boxes da Caern nas Centrais do Cidadão.