9ª edição do Prêmio Bárbaro será quarta-feira
A entrega do 9º Prêmio Bárbaro será quarta-feira, 18 de novembro, no Olimpo Recepções (prolongamento da Prudente de Morais) e a disputa do “Oscar da Publicidade Potiguar” será entre nove agências que juntas inscreveram 188 peças. O objetivo da premiação é escolher as melhores peças ou campanhas publicitárias, premiando o melhor da criação publicitária em nosso estado com veiculação no período de novembro de 2007 a setembro de 2009.
A edição deste ano traz também duas novidades: o Encontro Nacional das Lideranças Regionais da Fenapro, em 20 de novembro, e as clínicas sobre novos modelos de administração e tendências do mercado publicitário brasileiro, no dia 19 de novembro. Os dois encontros serão no Serhs Natal Grande Hotel. A entrada é franca e as reservas podem ser fietas na Verbo Comunicação (3201-7429)
Para a 9ª edição do Bárbaro os concorrentes participam em quatro categorias: Varejo, Produtos Industriais, Serviços Privados e Serviços Públicos, Comunitários e Propaganda Governamental e Política. Dentro das categorias citadas as agências optaram entre nove áreas de inscrição: TV e Cinema, Rádio, Anúncios Impressos, Out-door e Mídia Exterior, Campanha, No mídia (mídia não convencional), Internet, Design de Peças Gráficas e Design para Identidade Visual. Todo o processo de inscrição foi online, gerido pela Maxmeio, e seguiu o modelo adotado pelos Prêmios Abril e Colunistas do Ano.
Relatório de peças inscritas pelas agências
. Art&C - 74 peças inscritas
· Bora Comunicação - 27 peças inscritas
· Executiva Propaganda - 4 peças inscritas
· New Comunicação - 3 peças inscritas
· Raf Comunicação - 25 peças inscritas
· Ratts Ratis - 32 peças inscritas
· Staff - 3 peças inscritas
· Top 10 - 7 peças inscritas
· Virttus - 13 peças inscritas
Total - 188 peças inscritas
Excelência da propaganda Nacional forma o Júri
São 10 jurados das maiores agências de publicidade do país, de reconhecimento internacional. Os jurados foram selecionados por Átila Francucci, diretor de criação da maior agência de propaganda do Brasil. São eles: Valdir Bianchi (Giovanni), Sérgio Fonseca, Gustavo Diehl (Fischer), Romero Cavalcanti (McCann), Laura Esteves (Neogamma), Ricardo "Big" Passos (DM9), Fábio Brandão, Fábio Brígido (JWT) e Ricardo Chester (Abbel) e Renato Amoroso.
“A ideia foi levar o trabalho do publicitário do RN para o conhecimento das principais agências de publicidades do Brasil e a composição do júri cumpre esse papel pois são todos tops nacionais. Uma oportunidade para quem inscreveu suas peças no Prêmio Bárbaro, para ser visto pelos que fazem o melhor da propaganda brasileira”, declara Arthuro Arruda, presidente do Sinapro – Sindicato das Agências de Propaganda do RN.
O presidente do júri, Átila Francucci é o diretor de criação da maior agência de propaganda do Brasil, Young&Rubican, Y&R. Ele é um renomado nome da propaganda brasileira. Em 2003 quando era da agência Fischer América foi responsável para a Nova Schin pela campanha “Experimenta”, protagonizada por Zeca Pagodinho. Com esse trabalho ele conquistou share para a cerveja e pontos para sua carreira, sendo esta a campanha que mais repercutiu no seu portfólio. O publicitário já havia passado pelas agências DPZ, AlmapBBDO e Young&Rubicam, além de ter sido jurado de Impressos no Festival de Cannes de 1998 e vice-presidente de criação da Lowe Lintas. Quando entrou na Fischer, em 2002, ele se recuperava da má fase vivida na condução da própria agência, a Cápsula, que mesmo se associando a TBWA, não decolou. No ano seguinte, como chief creative officer, participou do reposicionamento mundial do grupo JWT, trazendo quatro Leões de Cannes, que se somaram aos únicos três da história da agência no Brasil. Naquele ano Também foi jurado de Filmes em Cannes.
Em 2004, co-presidiu a J.W. Thompson, acumulando a vice-presidência de criação. No final de 2005, deixou a JWT e resolveu re-experimentar o gosto de ter a própria agência. Fundou a Famiglia ao lado de Fernando Nobre e do economista Francisco Petros. A Famiglia teve como cliente um parceiro de longa data - o Grupo Schincariol. Os trabalhos da Famiglia foram encerrados em fevereiro 2009 e, Átila passou a atuar num projeto especial para agência de marketing promocional Mix Brand Experience. Atualmente, Átila Francucci está de casa nova: a Y&R, assumindo a Direção de Criação da agência.
Encontro de lideranças da propaganda acontece depois do Bárbaro
A Federação Nacional da Agências de Propaganda (Fenapro) e Sindicato das Agências de Propaganda (Sinapro-RN), promovem o VI Encontro Nacional das Liderenças Regionais da Propaganda Brasileira, em Natal, nos dias 19 e 20 de novembro, no hotel Serhs. Logo após a realização do Prêmio Bárbaro, o maior prêmio da propaganda potiguar, que será quarta-feira, dia 18 de novembro, no Olimpo.
O Encontro de Natal será o coroamento de um ano no qual a Fenapro e os Sinapros deram uma grande virada em termos institucionais. A idéia é continuar com esse trabalho de valorização dos mercados regionais nos próximos anos, e o Encontro de Natal será o ponto de partida. “Pela programação proposta tenho certeza que vamos ter o melhor Encontro de Lideranças Regionais da Propaganda”, disse o presidente do Sinapro/RN, Arturo Arruda Câmara, salientando que essa é a primeira vez que Natal é sede de um encontro da Fenapro.
As inscrições para o evento estão disponíveis na Verbo Comunicação pelo número 3201-7429 e são gratuitas. Os publicitários, anunciantes, fornecedores e veículos de comunicação terão cinco palestras importantes para o mercado.
Na quinta-feira, 19 de novembro, pela manhã será o momento dos presidentes de sindicatos de propaganda de todo o país debaterem com o presidente da Fenapro, Ricardo Nabahn, e lideranças da Associação Brasileira de Anunciantes e do Conselho Executivo das Normas Padrão, CENP, sobre o momento atual da propaganda, avaliar o ano de 2009 e apontar os caminhos que o mercado da propaganda nacional terá ao longo de 2010.
No expediente da tarde de quinta-feira serão realizadas as seguintes palestras: Gestão de Agências - por Antonio Lino Pinto da Talent; Criação - por Plinio Okamoto da Rapp Brasil e Midia - por Luciana Babos da Leo Burnett.
Na sexta-feira, na parte da manhã acontece a abertura da Reunião com o Trade, por Rafael Sampaio da Associação Brasileira de Anunciantes, (ABA). Como representante dos anunciantes, Rafael falará sobre a importância da relação agência-cliente, regionalização, entre outros temas de interesse. Na sexta-feira, na parte da tarde, haverá atendimento de Consultas Jurídicas por Dra. Helena Zoia, para o mercado potiguar.
Sobre o Bárbaro
Para quem não sabe, o Prêmio Bárbaro é uma homenagem ao publicitário Everaldo Porciúncula que fez história na propaganda do Rio Grande do Norte. O nome do prêmio (que foi criado em maio de 1990, ano do falecimento de Everaldo) veio do costume do publicitário de chamar as pessoas de ‘‘bárbaro’’. Everaldo Porciúncula foi o primeiro presidente do Sinapro.
O Prêmio Bárbaro é considerado o “Oscar” da publicidade potiguar. Poucos eventos do Rio Grande do Norte conseguiram o prestígio que o Prêmio Bárbaro obteve nos últimos anos. As principais lideranças políticas, empresariais, anunciantes e agências marcam presença na noite de glamour e premiação. Mais de 500 convidados testemunham o maior prêmio da propaganda potiguar. Fruto da união da atual gestão do Sindicato das Agências de Propaganda do Rio Grande do Norte (Sinapro), que, capitaneada pelo publicitário Arturo Arruda Câmara (Art&C), conduziu mais um período de administração à frente da entidade. Arturo deixa a entidade, no dia 18 de novembro, dando posse à nova diretoria no mesmo dia.
Na 8ª edição do Prêmio Bárbaro a participação da sociedade potiguar no evento deu o tom de extrema importância para o mercado publicitário local. Mais que a premiação, a noite resgatou a auto-estima do mercado, mostrou a cara da boa propaganda e fez com que as agências mostrassem, além de criatividade, todo o potencial econômico enquanto empresas prestadoras de serviços, geradoras de emprego e renda e de desenvolvimento tecnológico.
Para o presidente do Sinapro, o prêmio destaca a valorização do mercado, o reconhecimento dos profissionais, o estímulo aos anunciantes e, conseqüentemente, ao desenvolvimento da propaganda do Rio Grande do Norte. "O prêmio fortalece o sindicato, pois na festa de premiação personalidades importantes das mais diversas classes vão prestigiar o evento. Isso traz prestígio para o sindicato", diz.