Lei de Hermano Morais que cria curso pré-vestibular gratuito foi promulgada pela Câmara Municipal de Natal
Foto: Elpídio Júnior
Depois de aprovada a unanimidade da Casa e sancionada pela prefeita Micarla de Sousa, a Lei que institui o Natal Vest, um programa permanente de curso pré-vestibular para estudantes de famílias de baixa renda, de autoria do vereador Hermano Morais (PMDB), foi promulgada pela Câmara Municipal de Natal. Também foi promulgada outra importante Lei do vereador, que cria o Programa Vida Saudável, que consiste em criar academias esportivas públicas, oferecendo à população, gratuitamente, a oportunidade de praticar exercícios físicos de forma regular e orientada.
Com relação ao Natal Vest, as vagas serão ofertadas a estudantes que estejam cursando ou que já tenham concluído o 3º ano do ensino médio, não portadores de diploma de curso superior. “Quando pensei nesta Lei, parti de uma constatação óbvia: o vestibular só existe porque existem mais estudantes que concluem o ensino médio do que vagas nas universidades públicas”, disse Hermano Morais.
O parlamentar tomou como exemplo uma iniciativa semelhante que está tendo muito sucesso na cidade de Cuiabá, Mato Grosso, que tem aproximado um considerável grupo de jovens carentes de um sonho que antes parecia inacessível: ingressar em uma universidade pública. “Podemos afirmar que no Rio Grande do Norte, mais precisamente em Natal, a situação não é diferente e a maioria dos alunos que terminam o ensino médio em escolas públicas não conseguem ingressar nas universidades”, destacou o vereador.
Programa Vida Saudável
“Pensei na Lei que cria o Programa Vida Saudável abordando a necessidade de exercícios físicos saudáveis por vários ângulos. Entre eles a comodidade da tecnologia, que trouxe consigo o sedentarismo”, disse Hermano Morais. “Por outro lado a prática regular de exercícios tem efeito direto na melhora das funções fisiológicas, psicológicas e, inclusive, sociais, além de contribuir para o fortalecimento muscular, controle de diabetes, hipertensão arterial, osteoporose, controle do estresse e ansiedade”, enfatizou o parlamentar.
“Uma pesquisa realizada em 2007 pelo o Ministério da Saúde constatou que os natalenses são campeões do colesterol alto no Brasil, vice-campeões do Nordeste em obesidade, vice-campeões nordestinos em hipertensão. Dos 2.012 entrevistados, 24,40% são hipertensos, 7,50% são diabéticos e 5,60% sofrem de osteoporose. São dados preocupantes que podem ser diminuídos com a aplicação da Lei”, destacou o peemedebista. “Quanto mais inativos ficamos, tarefas que requerem energia tornam-se cada vez mais difíceis. Mas, não se pode praticar qualquer atividade sem a devida orientação. Neste aspecto, o Programa Vida Saudável visa oferecer à população em geral, inclusive aqueles que não podem custear os serviços de uma academia particular, a possibilidade de praticar esporte com acompanhamento psicológico, físico e nutricional”, concluiu.