RN lidera ranking de fraudes com cheques no país

O número de cheques honrados recuou 0,85% em março frente ao mês anterior, em decorrência dos efeitos da crise no orçamento das famílias, informa pesquisa da TeleCheque, empresa especializada na concessão de crédito no varejo. Em todo o país, 96,14% dos cheques emitidos foram honrados no mês. Na comparação com o mês de março de 2008, o volume de cheques honrados cresceu 1,08%.
No ranking por Estado, a Paraíba ficou com a liderança dos cheques honrados com 97,5%. Na sequência aparecem Mato Grosso (97,25%), Goiás (97,21%), Paraná (97,20%), Santa Catarina (97,11%) e interior de São Paulo (97,10%). Por outro lado, no ranking de fraudes com cheque por Estado, Rio Grande do Norte lidera o ranking (0,48% de cheques fraudados), seguido de São Paulo (0,33%), Ceará (0,26%) e Paraná (0,22%).
A empresa diz que todos devem ficar atentos ao comércio com cheque. "Nunca trocar cheque por dinheiro, não aceitar cheques de terceiros ou rasurados e sempre pedir um documento de identificação do cliente são algumas dessas ações para prevenir a fraude", diz José Antonio Praxedes Neto, vice-presidente da TeleCheque.
Com a redução do crédito no mercado, lojistas buscam alternativas para facilitar vendas aos consumidores. "Como o cheque é um facilitador tanto para o lojista, quanto para o consumidor, ele tem sido usado para atrair a clientela e garantir a lucratividade dos estabelecimentos comerciais", afirma.
Fonte: DN Onlie