Prefeito tem meta de modernizar administração

Cidade de Lajes
Prefeito Benes Leocádio

Modernizar a administração municipal é uma das metas mais ousadas do prefeito de Lajes, Luis Benes Leocádio de Araújo (PP). Além disso, o gestor pretende estender o beneficio aos demais municípios do Estado. A idéia é informatizar todos os órgãos municipais fazendo com que as informações possam ser consultadas por todos os servidores, secretários e pela população em geral.
O projeto já existe em algumas cidades brasileiras, onde os dados podem ser acessados facilmente por intermédio de computadores portáteis. A boa notícia é que o Governo do Estado apoiará as prefeituras potiguares para implantar o Programa de Modernização da Gestão Pública.
A garantia foi dada pela governadora Wilma de Faria que prometeu interceder junto ao governo federal para a obtenção de financiamento que viabilize a modernização das administrações municipais do Rio Grande do Norte.

Programa
De acordo com o prefeito Benes Leocádio, o Programa de Modernização da Gestão Pública "tem a finalidade de preparar gestores, técnicos e assessores municipais para uma nova realidade administrativa, com a introdução, por exemplo, da tecnologia da informação na máquina pública".
O prefeito ainda afirma que a implantação do programa trará melhorias significativas na prestação de serviços em áreas essenciais, como saúde, educação e recolhimento de tributos. "Ficará muito mais simples para um funcionário saber se o beneficiário de um programa social está respeitando as condicionalidades do programa, da casa do próprio munícipe apenas utilizando um palm top", explicou.

Implementação
A primeira ação para a implementação deste programa é conhecer os municípios que já trabalham digitalmente, em seguida, o projeto será levado á Femurn – a Federação dos Municípios do RN, para conhecimento dos demais prefeitos do Rio Grande do Norte.
Ainda na parte tecnológica, Benes Leocádio quer criar um site oficial com informações sobre o município e informatizar a biblioteca municipal visando facilitar o acesso público ao acervo, mesmo de computadores residenciais. Recentemente, o arquivo recebeu uma doação de aproximadamente 500 livros de uma escola de Natal.

História de Lajes
Uma fazenda pertencente a Francisco Pedro de Gomes Melo, nos idos de 1825, representou os primeiros sinais de povoamento no lugar. A localidade, por estar estrategicamente situada nos caminhos do sertão, tornou-se um importante ponto de encontro e descanso de boiadeiros e fazendeiros em viagens à procura de negócios, que aproveitavam a parada obrigatória para refrescar o comboio e completar a carga vendida.
No ano de 1914, a estrada de ferro Sampaio Correia chegou à localidade, trazendo com ela o progresso e impulsionando o desenvolvimento local. Em 25 de novembro do mesmo ano, pela Lei no 360, foi criado o município de Lajes, que na oportunidade incorporou a sede do município de Jardim de Angicos.

[AssessoRN]
Fotos de Arquivo