População de baixa renda terá isenção em concursos

O governo federal usará o Cadastro Único para Programas Sociais, usado pelo Bolsa Família, para isentar a população de baixa renda de taxas de inscrição em concursos públicos federais. Para solicitar a isenção, os candidatos precisam ser de família cadastrada, com renda mensal de até três salários mínimos, ou per capita de até meio salário mínimo. A medida é prevista pelo Decreto Nº 6593/ 2008. Ela também vale para processos seletivos simplificados para contratação temporária.
Os editais dos concursos devem trazer os prazos e os procedimentos a serem tomados por quem solicitar a inscrição. O interessado deve estar com seu Número de Identificação Social (NIS), atribuído pelo Cadastro Único. Aqueles que ainda não estão cadastrados devem procurar o órgão responsável pela gestão do Cadastro Único/Bolsa Família de seu município.
Para que o cadastro novo esteja disponível na base de dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate Fome, que administra o Bolsa Família, são necessários 45 dias aproximadamente. A declaração falsa levará o candidato a sanções legais. A medida foi adotada pelo governo como forma de incentivar os estudantes em estado de pobreza a participar de concursos, muitos dos quais cobram taxas superiores ao que recebem dos programas sociais.
Fonte: Tribuna do Norte