MP disciplina Cavalgada de Verão

Os organizadores da Cavalgada de Verão, Flávio Melo e Eduardo Patriota, representados pelo advogado André Saraiva, assinaram hoje (19/12) um Termo de Ajustamento de Conduta proposto pelo Coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (CAOPMA), Antônio de Siqueira Cabral, para disciplinar o evento.
Entre as principais medidas a serem adotadas para a Cavalgada de Verão, que será realizada no dia 31 de janeiro de 2009, está a proibição de automóveis participarem. De acordo com o Promotor de Justiça, nas edições anteriores vários problemas foram relatados no que diz respeito a motoristas embriagados, transporte irregular de pessoas em carrocerias de caminhonetes, brigas envolvendo choques entre automóveis e animais etc.
Outra media acordada com os organizadores vai exigir que todos os inscritos providenciem atestados de sanidade animal, especificamente para as doenças de anemia e Mormo. O Mormo é uma doença infecto-contagiosa que pode ser transmitida para o homem. Segundo o Presidente do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (IDIARN), Romildo Pessoa, essa é uma doença incurável que pode levar à morte.
Além dos organizadores e do IDIARN, o Conselho Regional de Medicina Veterinária, as Polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros e o IBAMA também firmaram o mesmo Termo de Ajustamento de Conduta, assumindo obrigações que vão desde a fiscalização e segurança, até a prestação de atendimentos de pronto-socorro aos animais.
A Cavalgada de Verão já se tornou um evento tradicional, partindo da praia de Santa Rita e seguindo até Muirú. De acordo com os organizadores participam cerca de 2 mil animais a cada edição; e toda a renda adquirida é doada para a Pastoral da Ronda Fraterna, na Paróquia de Santa Teresinha.
Fonte Tribuna do Norte