CÂMARA MUNICIPAL

Dickson fecha dez apoios à sua chapa

O atual presidente da Câmara Municipal de Natal, Dickson Nasser (PSB), e os 10 vereadores, que apóiam sua candidatura à reeleição apresentaram ontem à imprensa uma ‘‘Carta de Princípios e Propostas para a cidade do Natal’’ assinada pelos 11 integrantes do bloco. No documento, os vereadores reafirmam o compromisso com a recondução de Dickson e com algumas das propostas que vinham sendo defendidas pelo grupo oposicionista, como o fim da reeleição para a presidência da Câmara. Na ocasião, o vereador Albert Dickson (PP) confirmou a desistência de disputar a eleição e foi anunciado como primeiro-secretário da mesa diretora na nova chapa. Para segundo-secretário, foi confirmado o vereador Júlio Protásio (PSB).
Antes de fazerem o anúncio de suas propostas em um almoço que teve o tom de comemoração antecipada - apesar da vantagem de apenas um vereador sobre o outro grupo - o bloco que apóia Dickson Nasser foi recebido pela prefeita eleita Micarla de Sousa (PV), no Novotel Ladeira do Sol. Os vereadores entregaram o documento com as propostas à prefeita eleita e manifestaram confiança na vitória. O vice-prefeito eleito Paulinho Freire (PP) também participou do encontro.
Cerca de uma hora depois, no anúncio à imprensa, feito no restaurante Tábua de Carne, em Capim Macio, Dickson Nasser voltou a afirmar que o grupo conta com o aval de Micarla. O presidente disse ainda esperar que os vereadores Edivan Martins (PV) e Aquino Neto (PV), que fazem parte do grupo oposicionista, votem nele no dia da eleição. Em contato com o Diário, Aquino Neto afastou veementemente a possibilidade de votar em Dickson Nasser.
Na Carta de Princípios e Propostas, os vereadores Adão Eridan (PR), Adenúbio Melo (PSB), Albert Dickson (PP), Bispo Francisco de Assis (PSB), Chagas Catarino (PP), Júlio Protásio (PSB), Enildo Alves (PSB), Sargento Regina (PDT), Maurício Gurgel (PHS) e Paulo Wagner (PV) se comprometem com a eleição de Dickson Nasser e com propostas como transmitir a TV Câmara em sinal aberto, implantar a rádio Câmara, uma ouvidoria, o portal da transparência do legislativo municipal e outras 11 propostas, inclusive a de lutar pela ética e transparência como compromisso com a sociedade.
Nasser afirmou estar certo de que será reconduzido à presidência da Casa e disse que dedicará as próximas horas até a eleição para continuar conversando com vereadores que fazem parte do grupo oposicionista. ‘‘Tenho a expectativa de me eleger com 13 votos. Para chegar onde cheguei, foi tendo palavra, cumprindo a palavra com todos eles’’, afirmou.
O vereador Enildo Alves criticou o outro grupo, dizendo que não apresentou propostas e manteve como único objetivo vetar a eleição de Dickson Nasser. ‘‘Desde o início eles mostraram que o sentimento deles é de que queriam qualquer outro, menos Dickson’’, afirmou. A vereadora eleita Sargento Regina disse que o grupo estava coeso desde o início, e que Dickson mostrou ser democrático ao ouvir todos os vereadores para formular a carta de propostas. Já o vereador Júlio Protásio defendeu que o atual presidente se tratava do candidato do PSB, já que cinco dos sete vereadores da bancada do partido estavam fechados com sua candidatura. Mais tarde, a declaração gerou reação do vereador Franklin Capistrano (PSB), que é pré-candidato a presidente pelo grupo de oposição, e destacou que dos cinco peessebistas que apóiam Dickson, quatro são dissidentes do partido por seguirem a orientação do deputado federal Rogério Marinho (PSB).
Fonte Diário de Natal