Sesc RN lança livro sobre o Grupo Araruna

Amanhã às 19h30, no Sesc Centro, localizado Pça. Tomaz de Araújo, Cidade Alta, o Sesc lança o livro “Araruna - Sociedade de Danças Antigas e Semidesaparecidas”, um relato histórico sobre a mais tradicional agremiação folclórica de Natal e um DVD com as danças típicas do grupo, especialmente gravado para o lançamento do livro. As filmagens aconteceramem fevereiro passado no Teatro Alberto Maranhão.
As informações reunidas nas cerca de 160 páginas do livro são resultado deum trabalho de pesquisa iniciado há cerca de um ano. Foram utilizados como fonte o acervo do grupo, depoimentos, livros de Câmara Cascudo e matérias jornalísticas. Todo o processo foi acompanhado de perto pelo mestre Cornélio Campina.
O Araruna Sociedade de Danças Antigas e Semidesaparecidas é o único grupo do Estado e do Brasil com registro, estatuto e sede própria, foi fundado em 24 de junho de 1956, pelo mestre Cornélio Campinas da Silva. O folclorista potiguar Luís da Câmara Cascudo foi um grande incentivador e teria sugerido o nome do grupo, em reuniões com outros sócios fundadores.
O Araruna normalmente se apresenta com 8 a 10 pares de dançarinos. A dança ressalta vários elementos da nossa fauna, como camaleão, jararaca, besouro, caranguejo e bode. Durante as exibições, surgem outros tipos de dança de origem européia, como a valsa e o xote.
Para as apresentações os dançarinos são organizados sempre em pares enfileirados e se vestem de preto e branco, com roupas elegantes que se inspiram nas vestimentas da aristocracia do século 19, os homens de casaca e cartola, as mulheres com longos vestidos rodados e estola cobrindo os ombros.
O Sesc contribuiu no figurino do grupo através de uma doação em maio passado, de 32 pares de sapatos e 217 metros de tecidos para a confecção do figurino do grupo. Na ocasião a entrega foi feita pela diretora de desenvolvimento social do Sesc RN, Ilsa Galvão ao presidente do grupo, Francisco Carlos de Araújo.
Fonte Diário de Natal