Seturn entrega mais três veículos para renovação de frota
Mais três ônibus adaptados da empresa Via Sul se integram à nova frota de transporte coletivo em Natal. O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Natal - Seturn (www.seturn.com.br) fez a entrega dos novos carros, que fazem parte do acertado no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), entre o Seturn e a Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano (STTU) e inclui a renovação da frota de transporte coletivo na capital.
Os três ônibus novos são totalmente adaptados dentro das normas de acessibilidade, que determina facilidades no acesso a pessoas com dificuldade de locomoção. Entre as adaptações estão o elevador, que garante o acesso aos cadeirantes; o espaço reservado para deficientes visuais e cães-guia, inclusive com o apóio de mãos com identificador para cegos; assentos para obesos e cadeiras preferenciais diferenciadas para idosos e deficientes. Os carros chegaram a Natal sábado passado e devem entrar em circulação já a partir da próxima quarta-feira. Serão contempladas com os novos veículos as linhas 50 (Serrambi/Sanata Catarina), 51 (Pirangi/Rocas), e 85 (Soledade/Petrópolis).
Desde que o TAC foi assinado, todas as empresas se comprometeram em renovar suas frotas com veículos novos e semi-novos. O acordo determinou que cem novos ônibus fossem entregues esse ano, até o mês de setembro. As empresas já entregaram pelo menos mais 30 carros além do acordado. “As empresas de Natal já cumpriram além do que a lei determinava. Fizemos altos e bons investimentos em 2008 e vamos observar o cenário do ano que se aproxima para traçarmos planos para o próximo ano. No entanto, independentemente de qualquer coisa, temos o compromisso de renovação de frota com mais cem ônibus”, disse Norberto Faria, diretor da empresa Via Sul.
Os investimentos do Seturn, nesses dez meses de 2008, chegam ao valor aproximado de R$ 30 milhões, com aquisição de ônibus novos e semi-novos para renovação de frota, adaptação desses carros e implementação do Programa de Acessibilidade Especial – Porta a Porta (Prae). Cada ônibus adaptado custa, em média, 10% a mais do valor do veículo original. Um ônibus adaptado para garantir a acessibilidade de pessoas com necessidades especiais de locomoção custa 230 mil reais.
Pela lei federal 10.098/2000, até o ano 2014 todo o sistema de transporte coletivo - não apenas os veículos, mas também pontos de parada, terminais e o sistema viário - deve se tornar acessível para todos. O Seturn está garantindo o cumprimento da legislação e adianta a renovação de sua frota. Desde que foi assinado o TAC com a STTU, em 2007, Natal já teve mais de 20% de sua frota renovada. Até o ano de 2009, 372 novos carros estarão em circulação.