Propaganda no rádio e na TV começa na próxima terça-feira
A partir da próxima terça-feira (19) os eleitores de Natal não dependerão exclusivamente das movimentações de rua dos políticos para conhecer as propostas que eles têm para Natal, sejam eles candidatos à Câmara Municipal ou à Prefeitura. O contato com os políticos se tornará mais fácil por meio do início da Propaganda Eleitoral Gratuita no rádio e na televisão. A programação regulamentada pela Justiça Eleitoral garantirá aos eleitores a presença de políticos “em suas casas” de segunda a sábado, quatro vezes por dia (duas no rádio e duas na TV) e com direito a outras diversas pequenas aparições de até 60 segundos, das 8 às 24h.
O início da propaganda eleitoral é considerado a segunda fase da campanha eleitoral, quando os políticos conseguirão atingir um número maior de eleitores, podendo não só se tornar mais conhecidos como apresentar o que planejam caso sejam eleitos. Até agora eles só puderam fazer movimentações de rua, o que — com todas as limitações impostas pela Justiça Eleitoral — torna difícil o alcance de uma grande quantidade de eleitores num curto espaço de tempo. A propaganda é regulamenteda pela chamada Lei das Eleições (9.504/97), que determina a liberação de horário na programação das TVs e rádios nos 45 dias anteriores à eleição, dia 5 de outubro.
Pela lei, os horários estipulados para esta campanha eleitoral são de 7h às 7h30 e de 12 às 12h30 no rádio; e de das 13h às 13h30 e das 20h às 20h30 na televisão. Os candidatos a prefeito e vice-prefeito ocuparão as TVs e rádios com suas propostas às segundas, quartas e sextas-feiras. Os que disputam vagas à Câmara Municipal aparecerão nas terças e quintas-feiras, e nos sábados. Daí, serem os primeiros a aparecer no horário eleitoral gratuito este ano. A divisão da propaganda também segue a Lei, sendo que um terço do tempo é dividido igualmente; e os outros dois terços são distribuídos proporcionalmente de acordo com a representatividade que o partido ou a coligação possui na Câmara Federal.
Foi esse segundo critério que garantiu à deputada Fátima Bezerra, da coligação União por Natal ((PSB, PT, PDT, PTN, PHS, PMDB, PRB, PCdoB, PCB)) o tempo de 10 minutos e 34 segundos. Também por conta da coligação — que conta com o apoio de partidos como o DEM do senador José Agripino e do PR do deputado João Maia — a candidata do PV, deputada Micarla de Sousa, ficou em segundo na quantidade de tempo: 7 minutos e 53 segundos.
O terceiro com maior tempo — impulsionado pela coligação do PPS com o PSDB, PRTB, Pt doB e o PSC — é o candidato Wober Júnior, com 5 minutos e 4 segundos. Nenhum dos outros cinco candidatos conseguiu tempo superior a dois minutos, ficando em média com 1 minuto e 30 segundos para passar suas propostas. A propaganda eleitoral gratuita só termina dia 2 de outubro (quinta-feira).