Casa do Menor profissionaliza e coloca jovens no mercado de trabalho

Dezenas de crianças correndo, brincando, batendo bola e conversando, em duas quadras de esportes. Esta é a primeira visão de quem entra na Casa do Menor Trabalhador, situada nos fundos da Escola Dom Marcolino Dantas, no bairro Barro Vermelho, em Natal, dirigida pela Irmã Lúcia Montenegro, da Congregação das Filhas da Caridade. "São crianças do ensino fundamental, que passam o dia aqui. Num expediente, elas assistem aulas; noutro, ficam aqui, brincando. Se não estivessem aqui, estariam na rua, fazendo o que não presta", explica a Irmã Lúcia, diretora da Casa. Ao todo, são 470 crianças.A Escola "Casa do Menor Trabalhador" foi estadualizada. "O funcionamento é em regime de comodato. O Estado assume os professores e fornece a merenda escolar, enquanto nós entramos com o prédio e os 21 funcionários", informa Ir. Lúcia.

O início
Fundada em 1987, como fruto da Campanha da Fraternidade, que teve como lema "Quem acolhe um menor , a mim acolhe", a Casa é responsável pela colocação de centenas de menores no mercado de trabalho, através da profissionalização. No início, a Casa tinha estrutura física bem menor. Hoje, a estrutura é 80% maior do que no início.Hoje, a Casa conta com ajuda da Companhia de Serviços Elétricos do RN - COSERN, através de uma parceria.

Cursos
Para o funcionamento dos cursos profissionalizantes, a Casa do Menor tem parceria com a Fundação G.M.K - Georg Mark Kabri. Atualmente, são oferecidos quatro cursos profissionalizantes: Assistente Administrativo, com 210 vagas por semestre; Marcenaria, com 60 vagas por semestre; Panificação e artesanato para confecção de vassouras, sem número específico por semestre.Dentre os cursos profissionalizantes, o que mais coloca menores no mercado de trabalho é o de Assistente Administrativo. É, também, o mais procurado. Na última seleção, havia mais de 1.200 inscritos para apenas 210 vagas. Em 2008, a Casa do Menor já colocou no mercado de trabalho 592 menores. A Casa tem parceria com várias empresas de Natal, que recebem os menores profissionalizados na área de Assistente Administrativo.
O curso de Assistente Administrativo tem duração de seis meses. São duas turmas pela manhã, duas à tarde e três à noite, de segunda a sexta-feira. Cada turma tem três horas aula por dia, em duas áreas: uma hora e meia de informática e uma hora e meia do módulo básico de Assistente Administrativo.A concorrência para o Curso de Marcenaria é menor. Mesmo assim, a cada seis meses, as vagas são preenchidas. São 30 alunos pela manhã e 30 à tarde, com aulas teóricas e, depois, a parte prática, com a confecção de móveis.Na Casa do Menor há uma panificadora, onde os alunos aprendem o ofício de padeiro. Diariamente são produzimos 900 pães, todos para o consumo da Casa, principalmente para a merenda escolar.
Ajudas
A Casa sobrevive de projetos, parcerias e ajudas. "Todo mês é uma luta para pagarmos as contas. Temos que conseguir dinheiro para pagar a 21 funcionários e as obrigações sociais", diz a diretora. Ela diz que a casa recebe qualquer ajuda. "Se a pessoa não pode vir deixar na Casa do Menor, é só nos comunicar e nós iremos buscar", afirma a irmã.
As doações podem ser de roupas, cestas básicas, material esportivo, móveis usados e até livros. A Casa também tem uma biblioteca, aberta aos alunos para leitura e pesquisa. Todos os volumes atualmente existentes na Biblioteca foram conseguido através de doações. No entanto, ainda há carência de livros para melhorar o acervo da biblioteca.
Os contatos podem ser feitos com qualquer pessoa da Casa. A Diretoria é constituída por voluntários. Presidente, Ir. Lúcia Montenegro; vice-Presidente, Ieda Gomes; Tesoureira, Maria Conceição Santos; Coordenadora, Maria da Paz Silva Wanja Barros. A escola fundamental tem como Diretora a Irmã Maria do Socorro Lima.
Os contatos para doações ou mais informações podem ser feitos pelos telefones: (84) 3232-7470 e 3213-3377.Mais informações:. José Bezerra - Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Natal - Fone: (84) 3615-2800 / 9982-9723. Irmã Lúcia Montenegro - Diretora da Casa - Fone: (84) 3232-7470 e 3213-3377