Projeto "Jean Mermoz em Natal"


"O lado bonito de nossa profissão de pilotos de avião é imaginar, de vez em quando, que vivemos longe das coisas deste mundo, que nossa existência é feita de uma série de aventuras. "Jean Mermoz (1901-1936)

Maio de 1930 é um marco na história mundial da aviação e do transporte de correspondências: foi a realização da primeira travessia transatlântica com um avião de correio aéreo. O piloto Jean Mermoz, o operador de rádio Gimié e o navegador Dabry deixaram a cidade de Saint-Louis, no Senegal, a bordo do hidroavião Comte-de-la-Vaulx e chegaram a Natal, no Brasil, após 21 horas de vôo. Na bagagem: 2 mil cartas.

Esse feito pioneiro será revisitado este ano pelo projeto "Jean Mermoz em Natal", realizado pelo Serviço Cultural da Embaixada da França no Brasil. O projeto visa redescobrir a história desta travessia histórica e permite reviver a trajetória do aviador francês Jean Mermoz, colega de outro piloto cujo nome conquistou o mundo, Antoine de Saint-Exupéry, autor de O Pequeno Príncipe.

A travessia inédita encurtou a distância entre a Europa e o Novo Mundo, aplacou saudades, acelerou negócios. Uma carta que antes levava meses para chegar ao Brasil a bordo dos navios a vapor passou, então, a trazer notícias, para a época, ainda frescas.

O projeto Jean Mermoz em Natal incluiu uma programação cultural diversificada, com uma conferência sobre essa primeira travessia do Atlântico em um avião de correio aéreo, o lançamento de um selo comemorativo, a edição da primeira biografia do aviador em português, além da inauguração de uma escultura do hidroavião Comte-de-la-Vaulx em Natal, da organização de uma exposição totalmente online com documentos históricos que resgatam esse momento do século XX e do lançamento de um livro destinado ao público infantil: No ar, um às.  

Conferência on-line

Estudantes de literatura francesa e história da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) participam de uma conferência com três palestrantes:

     Mônica Corrêa - diretora da Associação Mémoire de l'Aéropostale no Brasil, autora do livro infantil "No ar...um ás";

     Roberto da Silva - autor da biografia "Jean Mermoz".

     Raimundo Arrais -  professor do Departamento de História da UFRN 

A conversa será conduzida por François Weigel, professor de língua e literatura francesa na UFRN.

A conferência será transmitida ao vivo pelo canal youtube da Embaixada da França no Brasil. O público em geral está convidado não apenas a assistir, mas também a participar com perguntas e comentários que serão dirigidos aos palestrantes.

Quarta-feira, dia 23, às 14h30

Youtube Embaixada da França no Brasil