Governo do RN prorroga decreto estadual por mais duas semanas

 


A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, prorrogou por mais duas semanas o decreto que está atualmente em vigência no estado. O anúncio foi feito por meio das redes sociais, nesta terça-feira (8). Com isso, as regras passam a valer até o dia 23 de junho devido ao contexto da pandemia da covid-19 no território potiguar. 

“O quadro epidemiológico atual do Rio Grande do Norte não nos permite pensar em maiores alterações nesse momento”, explicou a governadora. E complementou: “A pandemia não acabou, estamos atravessando um momento muito delicado. Mantenham o uso da máscara, evitem aglomerações, sigam se cuidando e cuidando dos seus”. 

De acordo com a gestora, o novo decreto será publicado na edição desta quarta-feira (9), do Diário Oficial do Estado, onde constarão todos os detalhes. As regras valem para todos os municípios, exceto para aqueles alcançados pelos decretos regionais do Estado ou por decretos municipais que tenham medidas mais restritivas. 

Atualmente, o decreto estadual mantém o escalonamento de horários de funcionamento do comércio dependendo da atividade econômica, e autoriza a prática de esportes coletivos em arenas, academias e similares, independentemente de estarem ou não vinculados a competições oficiais.

O funcionamento de templos religiosos continua autorizado para celebrações com limite de 30%, podendo chegar a 50% se utilizadas áreas abertas e mediante prévia autorização da autoridade sanitária. Não houve nenhuma mudança nos horários de funcionamento do comércio.  Permanece em vigor o uso obrigatório de máscara de proteção facial por todos aqueles que, independente do local de destino ou naturalidade, ingressarem em território do Rio Grande do Norte.