Lançada oficialmente, 26ª FIART acontece no mês de junho com nova formatação

 


Lançada oficialmente, a 26ª edição da Feira Internacional de Artesanato (FIART) acontece entre os dias 04 a 06 de junho. O evento ocorrerá em formato digital, devido à pandemia da covid-19. Segundo os organizados, toda a programação do evento será disponibilizada, de forma inédita, em plataformas digitais (site, redes sociais e streaming) conectadas e acessíveis para todos.

A live de lançamento foi realizada na quinta-feira pelo YouTube (www.youtube.com/watch?v=rDE8djP8V9U), com apresentação de Priscilla Freire, e shows dos artistas Deusa do Forró, Samara Alves, Júnior Santos, além da participação do cordelista Leidson Félix (Capitão Jack). Contou também com a presença e a participação virtual de pessoas de várias regiões do Brasil, entre artesãos, amantes da arte e público no geral, totalizando, até o momento, quase 1.400 visualizações.

“Não vamos desanimar diante o cenário. Vamos juntos com os artesãos levantar a cabeça e fazer desta edição algo especial. Enfrentamos muitos obstáculos mediante a grandiosidade desta Feira, mas tivemos sim que nos reinventar. Nós, enquanto SEBRAE, estaremos juntos com os demais, abrindo essa nova era, uma era virtual, para que essa ação seja somada a tudo que já vínhamos fazendo há 25 anos”, comentou João Hélio Cavalcanti, diretor técnico do SEBRAE.

Durante o evento, estiveram presentes também a secretária da SETHAS-RN, Iris Maria de Oliveira; a subcoordenadora do Programa de Artesanato (PROART), Graça Leal; o diretor técnico do SEBRAE/RN, João Hélio Cavalcanti; a gestora do projeto Economia Criativa/SEBRAE, Ana Ubarana; o secretário da SEMTAS, Adjuto Dias; o superintendente de Mercado da Unimed Natal, Rafael Flôres; a responsável pelo Festival Fiart Cultural, Tatiane Fernandes e o idealizador e organizador da Feira, Neiwaldo Guedes.

Importante vitrine da arte e da cultura seja local, estadual, nacional e internacional, o diferencial da FIART, para os organizadores, está em sua essência de aproximar, valorizar e dar espaço para as manifestações tradicionais, produções artesanais das tribos indígenas, mostra de grupos folclóricos, mostra de cultura popular, entre outros aspectos. Para além dos estandes, a feira é uma grande ferramenta da promoção da brasilidade. É um espaço fértil à propagação da economia criativa.

Neste ano, com a versão online, através do site www.fiart.com.br já disponível, o público vai poder ‘passear’ virtualmente por todos os segmentos, procurar por lojas, apreciar detalhes como valores, tamanhos e, realizar as etapas de compra e venda diretamente com o artesão por meio de um direcionamento via WhatsApp. Neste ambiente virtual, estarão à disposição produtos de 200 artesãos, exclusivamente, do RN.

Outra novidade é que, nos dias de realização da Feira online, haverá um Show Room (bordados, fibra, fios e tecidos, couro, madeira, cerâmica, areia colorida, metal e pedras) com estandes instagramáveis e uma Praça Gastronômica (mel, licor, biscoitos, cachaça e castanhas) montados no Espaço Neuma Leão. Nesse local, o público poderá fazer a retirada de produtos (comprados via site) por meio de Drive-Thru que será estruturado dentro dos padrões de Bio Prevenção, no decorrer dos três dias da evento.

A FIART é uma realização do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, com o patrocínio e apoio do Sebrae/RN e Prefeitura de Natal; organização da Espacial Eventos. Toda a programação cultural tem o incentivo da Lei Municipal Djalma Maranhão, com patrocínio da Prefeitura do Natal e Unimed Natal.

Programação Cultural

Além da exibição do Festival Cultural, que será dividido em quatro ações: Mostra Cultura Natal; Salão “O melhor do artesanato potiguar”: exposição e websérie; e Webinário Nacional de Cultura Popular: Tradições, Folclore e Identidade Cultural que integra a programação, vai acontecer também o Festival Parafolclórico (Competitivo), que está com inscrições abertas até 1º de junho. Os grupos que desejarem concorrer ao Festival Parafolclórico devem enviar um vídeo de apresentação oficial, realizada comprovadamente nos últimos quatro anos. Link para as inscrições do Festival Parafolclórico (Competitivo) - https://linktr.ee/fiartcultural

A programação cultural será realizada com ações online, transmitidas ao vivo pelo canal da FIART de 04 a 06 de junho, no YouTube. O evento seguirá rigorosamente todos os protocolos sanitários para garantir a segurança do público, dos artistas, fornecedores e demais envolvidos.

Mais informações e novidades no site, redes sociais (@feirafiart) e YouTube.