Vem aí o evento que vai trazer a memória do circo e das varietés em transmissão pela internet




O projeto Varieté VRTL trará a memória e o protagonismo do circo potiguar em duas edições que serão transmitidas virtualmente nos dias 23 e 24 de abril, às 20h. As apresentações contarão com a participação de vinte artistas circenses convidados que irão participar de um apanhado histórico e representativo do fazer circense na capital potiguar. A transmissão será feita pelo canal no Youtube: @EPMcirco.

Cada edição terá um tema e duas apresentações: “Memórias Potiguar”, que vai retratar o trabalho dos artistas de rua e de lona, e “Um outro protagonismo!” que vai procurar destacar a arte das mulheres e da comunidade LGBTQIA+ no universo circense. Serão vários números em 12 modalidades como: acrobacias aéreas, malabarismos, mágica, equilibrismo, palhaçaria, performance, percha, lira, poesia, diabolo, tecido acrobático, entre outros.

As Varietés são espetáculos de variedades artísticas. Com a realização dessas edições a ideia é fazer um registro dos artistas circenses itinerantes e independentes que atuam em Natal. Diante do atual contexto da pandemia, os  artistas foram convidados  a se apresentarem por meio do recurso audiovisual e da internet. “Com realização do espetáculo Varieté Virtual pretendemos valorizar e  dar visibilidade aos artistas que têm vínculo com a cidade de Natal e sua história. Além de oferecer uma oportunidade de trabalho para a classe artística do circo que está enfrentando dificuldades com a pandemia”, explica Renata Marques, coprodutora do projeto. 

A Varieté VRTL é uma realização da EMPCirco e coprodução de Remar Produções e Cia Bordo. Um projeto realizado com recursos da Lei Aldir Blanc Rio Grande do Norte, Prefeitura de Natal, Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

EPMCirco
Em Natal, o Encontro Potiguar de Malabarismo e Circo - EPMCirco é um dos realizadores desse formato de espetáculo, com a finalidade de contribuir com a fruição de trabalhos dos profissionais circenses e preservar a memória do fazer artístico circense nas vias públicas da cidade. Em 2019, foram realizadas quatro edições em praças públicas nos bairros de Pirangi e Ponta Negra.

Serviço: 
Varieté VRTL
23 e 24 de abril - 20h
Transmissão: Youtube
EPMcirco
Instagram: @epmcirco e @varietevrtl