Sistema FIERN lança “Ação pela vida” com estrutura de vacinação contra a Covid-19

 


A campanha de vacinação contra a Covid-19, em Natal (RN), ganha novos espaços e estruturas com a “Ação pela vida” realizada pelo Sistema FIERN. A iniciativa surgiu de parceria firmada com a Prefeitura Municipal do Natal (RN) para ampliar os pontos de vacinação e cobertura da imunização na capital. O Sistema Indústria no RN irá montar 25 pontos de vacinação, sendo 15 tendas em sistema drive thru no estacionamento do CTGAS-ER e 10 pontos de vacinação para pedestres, instalados no Ginásio da SESI Clínica, em Lagoa Nova, com capacidade para 4 mil atendimentos diários. O funcionamento é previsto para esta segunda-feira, dia 5.

O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales dAraújo, enfatiza que o momento é de unir esforços e priorizar ações para mitigar os efeitos da Pandemia da Covid-19. “O Sistema FIERN vem atuando desde o início da pandemia, em diversas frentes, na construção de soluções que possam auxiliar não apenas a indústria, como toda a sociedade no combate ao Coronavírus e aos efeitos da crise sanitária e econômica instalada. A vacinação da população é uma etapa fundamental nessa luta e a FIERN atende esse chamado não apenas disponibilizando o espaço, como também toda estrutura, pessoal e expertise em atendimentos de saúde necessários para ampliar a imunização”, disse.

Procurada pelo Executivo Municipal para colaborar com a Secretaria Municipal de Saúde de Natal, na campanha de imunização contra a COVID-19, o Sistema FIERN irá disponibilizar toda estrutura e montagem das tendas e pontos de vacinação, além de 90 colaboradores e estagiários, para atuar na organização do fluxo de vacinação, e enfermeiros e médicos do trabalho para a supervisão.

O Município será responsável pela vacina, insumos e 25 profissionais de saúde – enfermeiros e técnicos de enfermagem -, que atuarão na aplicação das doses da vacina.

Referência no atendimento de saúde e segurança do trabalho para a Indústria em todo o estado, o SESI-RN irá atuar na coordenação da vacinação nesses postos. Já o SENAI-RN, por meio de sua infraestrutura, é responsável pela cessão de espaço, pessoal de apoio e protetores faciais; enquanto o IEL-RN faz a intermediação de estagiários para atuação direta na Ação.

“Essa é uma ação de articulação do Sistema FIERN, que abrange o SESI, SENAI, IEL e a Federação, no sentido de ajudar, efetivamente, a Prefeitura do Natal com mais um equipamento na campanha de vacinação no combate ao Covid-19. A equipe técnica de enfermagem é da Prefeitura com a supervisão técnica, de enfermeiro e médico do trabalho do SESI, além de colaboradores e estagiários do SESI trabalhando na logística e organização”, explica o superintendente do SESI-RN, Juliano Martins.

Aberta a toda população, a campanha de imunização seguirá o calendário e faixas etárias indicados pela Secretaria Municipal de Saúde. O atendimento será feito de segunda a sábado, das 8h às 16h. Para ser atendido, é preciso obedecer ao cronograma estabelecido pelo Município e levar a documentação exigida: Identidade, comprovante de residência e cartão de vacinação.