Dezenove respiradores são encontrados 'escondidos' em hospital do Pará

 


Dezenove respiradores foram encontrados no Hospital Abelardo Santos, em Belém. A descoberta aconteceu no último dia 22, durante um processo de troca de gestão da organização que administrava a unidade de saúde. O caso foi confirmado pelo Governo do Estado neste sábado (17).

O hospital, localizado no distrito de Icoaraci, é referência no combate à covid-19 e atendia exclusivamente pacientes com a doença até a quinta-feira (15). Os 19 respiradores novos estariam em uma "parede falsa" no auditório do prédio, segundo denúncia. Uma funcionária do hospital disse que foi preciso quebrar a parede para terem acesso aos equipamentos.

De acordo com a colaboradora, o patrimônio do hospital é contabilizado e os 19 respiradores eram registrados, mas estavam desaparecidos. Por isso, ainda segundo ela, o setor financeiro da Secretaria Estadual de Saúde estava à procura dos equipamentos, mas a história foi abafada.

A Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa) nega que havia uma "parede falsa" e afirmou que os respiradores já estão sendo usados.

O Governo do Pará confirmou a informação sobre os respiradores e disse que uma comissão interna está apurando o caso. A gestão não informou o valor pago pelo equipamento e nem a data da compra, e declarou que, caso seja identificado prejuízo ao Estado, serão tomadas as medidas cabíveis.

Procurada, a organização social Santa Casa de Pacaembu, a antiga responsável por gerir o Abelardo Santos, ainda não se pronunciou.

Fontes: G1 e CN

Nenhum comentário