Senac RN firma parcerias com empresas de recrutamento e seleção de pessoal de olho na empregabilidade dos seus egressos

 

FOTO: DIVULGAÇÃO

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa média de desemprego no RN ficou em 15,8% em 2020, a maior da série histórica da pesquisa, iniciada em 2012. Os dados evidenciam a crescente dificuldade de inserção em um mercado que exige, cada vez mais, pessoas qualificadas e em sintonia com as principais necessidades de cada setor.

É neste contexto que atua o Senac, instituição do Sistema Fecomércio RN, que, além de oferecer qualificação de excelência, investe em ferramentas que visam colaborar com a inclusão de jovens e adultos no mundo profissional, bem como com a geração de ocupação e renda.

Através do Senac Empregabilidade, serviço gratuito que encaminha anualmente cerca de 1.000 alunos ao mercado de trabalho, o Senac RN acaba de lançar importantes parcerias com empresas especializadas em recrutamento e seleção de pessoal.

Uma delas é o convênio com o portal Diversa RH, empresa especializada em serviços de Recursos Humanos. Por meio desta parceria, usuários cadastrados no portal – que atualmente conta com um banco de 5 mil currículos – podem contar com 15% de desconto na matrícula nos cursos Senac RN. A iniciativa visa facilitar o acesso dos candidatos às capacitações oferecidas pela instituição de ensino, que é referência em promover formação e aperfeiçoamento de profissionais.

“O Senac empregabilidade é uma ponte entre o mercado de trabalho, as empresas e os nossos alunos aprovados. É um serviço que faz cumprir nossa missão e ainda vai além, porque nele oferecemos todo um trabalho de orientação profissional, encaminhamentos e investimos em parcerias que atendem diretamente expectativas de empresas e candidatos”, explica o diretor regional do Senac, Raniery Pimenta.

Outro acordo comercial neste contexto, foi o firmado com a Iwof Tecnologia, plataforma digital que facilita a troca de informações entre empresas que procuram trabalhadores e pessoas que buscam emprego. Nesta, além de condições comerciais diferenciadas, os egressos do Senac RN serão detentores do selo “Iwof Mais”, que possibilitará acesso privilegiado a ofertas de trabalho disponibilizadas pela plataforma.

“Diante desse cenário de altas taxas de desemprego que só agravam a crise econômica que o país enfrenta, o Sistema Fecomércio RN prioriza estar pensando e investindo em ações que possam colaborar com a retomada da nossa economia, bem como com a geração de emprego e renda. Iniciativas como a do Senac Empregabilidade, além das parcerias e acordos que buscamos firmar com entidades públicas e privadas ratificam o nosso compromisso em colaborar para o desenvolvimento econômico do nosso estado”, disse o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

Senac Empregabilidade

Por meio deste serviço, o aluno que concluir o curso terá mais facilidade em ser selecionado por empresas que estão em busca de profissionais qualificados. Em funcionamento desde o ano de 2009, o serviço já encaminhou mais de 13 mil ex-alunos para ocupar vagas de emprego nos segmentos de comércio de bens, serviços e turismo do estado. Por ano, são cerca de 1.000 ex-alunos selecionados e inseridos profissionalmente nas mais de 1.600 empresas cadastradas.

Para participar do Senac Empregabilidade, o candidato precisa ter sido aprovado, nos últimos seis anos, em algum curso da Instituição. Ele realiza o cadastro no site e em seguida, os currículos que estão de acordo com o perfil das vagas são enviados para as empresas cadastradas, para que os candidatos participem dos processos de seleção de emprego. 

As empresas que tem interesse em aderir ao serviço, podem se cadastrar no endereço http://www.rn.senac.br/empregabilidade. Os candidatos ainda podem consultar no site o quadro de vagas disponíveis que são atualizadas e informadas semanalmente.