Prefeitura do Natal deverá abrir Hospital Dia na próxima segunda-feira (15)

 


Com previsão de abertura na próxima segunda-feira (15), o Hospital Dia está sendo equipado no Palácio dos Esportes para atendimento de pacientes em fase precoce de Covid-19. O início das atividades foi confirmado pelo prefeito Álvaro Dias, durante visita ao centro para acompanhar a montagem da nova estrutura na tarde desta quinta-feira (11).

“Estou acompanhando de perto a instalação do Hospital Dia, onde vamos poder atender a população de forma ágil nos primeiros sintomas da Covid. Já foram montados os 50 boxes e até segunda-feira ficará pronto para receber os pacientes de Natal”, explicou o prefeito Álvaro Dias. A nova unidade de enfrentamento será equipada com 50 poltronas e suportes para soro em formato semi-leitos, para assistir os pacientes de pequena a média gravidade. O espaço funcionará de segunda a sexta, das 08 às 16 horas.

Álvaro Dias explica que os pacientes poderão se internar durante o dia, para o tratamento, e retornar para casa para o repouso até receberem a liberação médica. “Muita gente não tem como contar com a ajuda de familiares em casa, e aqui eles terão monitorados de forma integral, com assistência de médicos e de enfermeiros, soro e medicação”, explicou.

O Hospital Dia contará com uma sala de urgência para dar suporte aos casos mais graves. Caso seja necessário, o paciente poderá ainda ser encaminhado para outras unidades hospitalares, como o Hospital Municipal de Natal em Petrópolis ou o Hospital de Campanha na Via Costeira. Para suprir a demanda, a rede de enfrentamento ao coronavírus do município foi ampliada com 60 leitos de enfermaria e 13 UTIs já em operação no Hospital Municipal de Natal, destinadas exclusivamente ao tratamento dos pacientes de Covid. Esse número chegará a 24 UTIs Covid no hospital, que fica localizado nas proximidades do Palácio dos Esportes. Segundo Álvaro Dias, a abertura de novos leitos no Hospital Municipal está sendo possibilitada após a transferência gradual de pacientes clínicos para rede particular através de convênio com o Município.

Os serviços prestados pela equipe do Centro de Atendimento Covid que funciona também no Palácio dos Esportes, como a vacinação no drive thru, pedestres e atendimento básico, vão continuar normalmente.