PGR recorre ao STF sobre decisão de Fachin que anula as condenações de Lula

 


A Procuradoria-Geral da República ( PGR ), recorreu da decisão de Edson Fachin , ministro do Supremo Tribunal Federal, que suspende as condenações do ex-presidente Lula. Caso era julgado pela Justiça do Paraná e com pedido da PGR, é solicitado que processo continue sendo administrado pela Justiça Federal do Paraná e que as condenações sejam mantidas. As informações foram apuradas pelo G1. 


Dessa maneira, caso deve ser levado e julgado pelo plenário do STF. Julgamento ainda não tem data e caberá a Fachin determinar se libera o processo para analise ou não. Luiz Fux, presidente do Supremo, declarou que dará agilidade a audiência.


O ministro Fachin chegou a tal decisão após analisar a base que o STF teve em outros casos, vindos de diferentes partidos, que a Justiça de Curitiba não poderia julgar esse caso, pois já estava envolvida em outros desdobramentos do caso, como os desvios de recursos da Petrobras , situação principal da operação Lava Jato e tinham ligações também com outros órgãos da administração pública.


Em documento de recurso, a PGR ressalta que o direito do STF em relação a decisão da 13ª Vara Federal de Curitiba , é de que é preciso analisar todos os crimes cometidos, tanto aqueles diretamente ligados a Petrobras quanto os casos que são conectados de alguma forma.