Nelter solicita que governo inclua medicamento de alto custo na lista do SUS

 


Durante o seu pronunciamento na sessão remota por videoconferência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, desta quarta-feira (17), o deputado estadual Nelter Queiroz (MDB) sugeriu ao governo do RN incluir na lista de medicamentos de alto custo do SUS o Tocilizumabe. O parlamentar citou que há relatos de que a substância vem sendo utilizada com sucesso nos pacientes graves da covid-19.

“Uma ampola desse remédio custa cerca de dois mil reais e foram receitadas a um paciente de Assú quatro ampolas e encaminhei a solicitação à Secretaria de Saúde do RN mas a Sesap informou que está prescrito no tratamento da COVID-19, então faço um apelo para que seja incluído para quando o paciente for medicado, ter disponível. Essa medicação está dando certo no tratamento, inclusive um amigo nosso adquiriu com recursos próprios e salvou a vida de um familiar”, sugeriu o deputado.

Nelter também externou sua preocupação com o fato dos comitês científicos não chegarem a um consenso entre si: “O Estado tem o seu comitê, a prefeitura outro e o governo federal, então vejo essa briga política, mas temos que escutar os médicos”, afirmou o deputado.

Outro destaque do seu pronunciamento foi a sugestão ao governo do RN para que a exemplo de outros Estados, como o Maranhão, adote o auxílio emergencial para algumas categorias mais penalizadas. “O governo lá implantou auxílio de R$ 600 para o setor cultural, segmento dos garçons e outros muito atingidos, então peço à governadora para implantar aqui também”, disse Nelter. Ao final, comunicou destinação de emenda de R$ 50 mil do seu mandato para ser destinada à Associação Cultural Amigos do Camaleão, em Assú, a fim de incentivar o esporte.