Mostra de Cinema de Gostoso começa nesta quarta-feira (10) em formato virtual

 


A sétima edição da Mostra de Cinema de Gostoso tem início nesta quarta-feira (10), em formato online, com a exibição de 34 filmes. Este ano, por causa da pandemia da Covid-19, não haverá a tradicional sala de cinema a céu aberto na paradisíaca Praia do Maceió, em São Miguel do Gostoso, a 102 km de Natal.

Até domingo (14), a versão online e gratuita da Mostra apresentará vasta programação em homenagem ao cinema brasileiro. Os filmes serão acessados pelo site oficial do evento e na plataforma de streaming Innsaei.TV. Toda a programação ficará disponível durante os cinco dias do evento.

Além da exibição de filmes brasileiros contemporâneos, realização de masterclasses, laboratório de projetos e vídeos pré-gravados com cineastas, a programação contará com filmes raros da cinematografia nacional, que foram digitalizados recentemente e que são inéditos em plataformas de streaming.

A programação está dividida em: Mostra Nacional; Mostra Acervo; Sessões Especiais, compostas por dois programas - Sessão Xanadu e Sessão Boi de Prata; Sessão CineLimite; Mostra Coletivo Nós do Audiovisual. Nessas sessões, longas e curtas-metragens como "Açucena", "4 Bilhões de Infinitos", "De Vez em Quando eu Ardo", "Vidas Secas", "Copacabana Mon Amour", "Bicho de Sete Cabeças", "Cinemateca Brasileira", "As Libertinas" e "Audácia".

Confira programação completa no site da Mostra

Na Sessão Especial - Boi de Prata, o filme "Boi de Prata", com direção de Carlos Augusto da Costa Ribeira Júnior, 1981, é um dos primeiros longas-metragens produzidos no Rio Grande do Norte, ambientado na zona rural de Caicó, onde Eloy Dantas, filho de família latifundiária da cidade, ao retornar de uma temporada de estudos na Europa, quer implantar uma empresa de mineração. Na época, o filme foi exibido para a população do RN, mas nunca teve uma temporada comercial.

A produtora de audiovisual Flávia Assaf, mestra em História pela UFRN, foi a responsável pela localização e digitalização da única cópia em película de "Boi de Prata" de que se tem conhecimento, cedida pela Cinemateca do MAM-RIO.

Gostoso Lab

A Mostra de Cinema de Gostoso e o BrLab, organizadores da segunda edição do Gostoso Lab, laboratório para projetos de longa-metragem da região Nordeste em fase de desenvolvimento, divulgam os seguintes projetos selecionados: "A Ponte" (RN), direção Aristeu Araújo e produção Pedro Fiuza; "Bomba-Batom" (BA), direção Marília Cunha, produção de Marília Cunha e Isaac Donato; "Cavalo (w.t)" – PE, direção Juliana Lapa e Valentina Homem, produção Dora Amorim e Júlia Machado; "Entre Março e Abril" (RN), direção Davi Revoredo e produção de Carla Mariane; "Olhe Para Mim" (AL), direção Rafhael Barbosa e produção Felipe Guimarães; e "Partiste (BA)", direção Ceci Alves e produção de Ceicça Boaventura.