Governo autoriza treinos de ABC e América-RN em Natal

 


O governo do Rio Grande do Norte autorizou ABC e América-RN a retornarem aos treinamentos a partir desta quinta-feira, mesmo com a suspensão do Campeonato Potiguar até o dia 2 de abril, por força de decreto que estabeleceu medidas mais rígidas de isolamento social. A decisão foi anunciada em nota técnica emitida nesta quarta-feira.

O documento reforça que os treinos foram liberados "exclusivamente para os clubes profissionais de futebol que competem em torneios regionais e nacionais oficiais não paralisados, cujas partidas estejam sendo disputadas em outros estados, desde que observados todos os protocolos sanitários estabelecidos, limitados aos atletas e comissão técnica, vedada a presença de público e da imprensa".

O ABC, por exemplo, tem compromisso marcado para a próxima terça-feira, pela Copa do Nordeste. O Alvinegro encara o CRB em Maceió, em jogo válido pela sexta rodada da competição. O América-RN treina para encarar o Cruzeiro pela Copa do Brasil, ainda sem data confirmada.

A nota técnica lembra que o futebol não está entre as atividades essenciais autorizadas a funcionar - todas listadas em decreto. O governo atende parcialmente a um pedido da Federação Norte-rio-grandense de Futebol, que queria a liberação dos treinos de todos os clubes que disputam o Campeonato Potiguar. "A entidade informa que medida visa evitar que os times do Rio Grande do Norte que estão disputando competições nacionais organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não sejam prejudicados em função da suspensão de suas atividades, uma vez que os referidos torneios não foram paralisados", diz um trecho da nota técnica.

Assu, Força e Luz, Globo FC, Palmeira, Potiguar e Santa Cruz de Natal seguem proibidos de treinar.

O governo reforça que o "objetivo do Decreto Estadual foi o de evitar aglomerações de pessoas, por meio de restrições de atividades não essenciais, visando conter a propagação e a disseminação do novo coronavírus, contribuindo para a diminuição no número de infectados e de óbitos".

GE