Em Brasília, vice-governador do RN visita farmacêutica que vai produzir vacinas

 


O vice-governador do Rio Grande do Norte, Antenor Roberto, esteve em Brasília (DF), representando uma governadora Fátima Bezerra em visita aos laboratórios da União Química, empresa responsável pela fabricação no Brasil da vacina russa contra o novo coronavírus, um Sputnik V .

A ação aconteceu por iniciativa do Fórum Nacional de Governadores, que defende a celeridade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para liberar a fabricação do imunizante em larga escala no Brasil.

O vice-governador, o secretário estadual de Tributação, Carlos Eduardo Xavier, e 18 representantes de estados e do Distrito Federal conheceram como instalações do laboratório que tem capacidade para produção de 8 milhões de doses por mês.

“O cronograma de produção da vacina é para o início do mês de abril. A ideia é que os estados brasileiros, mediante a apresentação de um plano de vacinação, comprar as vacinas ”, design o vice-governador.

Segundo ele, o foco da reunião foiecer que é possível estreitar o calendário de imunização e que a Anvisa conceda uma outorga emergencial para esclarecer a fabricação do Sputnik V, que já envolveria de imediato 10 milhões de doses contratadas pela União Química com a Rússia. Além disso, prevê a produção no Brasil - a partir de maio e junho - para o fornecimento de 8 milhões de doses por mês.

“Vivemos um momento crítico, um estado gravíssimo, em que a pandemia da Covid-19 uniformizou em todo o Brasil, o que se faz preciso aumentar o ritmo da vacinação. Este encontro foi muito importante, e todos saímos convencidos de que é preciso que o Governo Federal, no menor espaço de tempo, ajude a aprovação emergencial para que a Sputnik V integre a plataforma do Plano Nacional de Imunização ”, destacou Antenor.