Criminosos furtam 1.600 metros de fios da iluminação pública à luz do dia na Zona Leste de Natal

 


Cerca de 1,6 quilômetros de cabos da nova rede de iluminação em LED, implantada recentemente pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) de Natal foi furtada na última segunda-feira (22), à luz do dia, na praia de Areia Preta, na Zona Leste da capital. Somente em 2021, mais de seis mil metros de fios já foram roubados na capital.

Segundo a pasta, além de roubar a fiação em Areia Preta, os criminosos quebraram o piso do calçadão, destruíram instalações e deixaram a população do local às escuras. Segundo a Semsur, o furto de fiação de rede elétrica tem se tornado corriqueiro e o problema tem atingido diversas regiões da cidade, provocando prejuízos ao poder público, às empresas operadoras de iluminação e à população.

A equipe de Operações da Semsur iniciou nesta terça-feira(23) a recuperação do trecho destruído.

Ainda de acordo com a Semsur, as alamedas de Natal têm sido o principal alvo da ação dos criminosos, devido ter uma posteação de média altura e fiação subterrânea.

O secretário Irapoã Nóbrega, pediu apoio da segurança pública e da população, para que realizem denúncias. “Entendemos as limitações de efetivo que o Estado enfrenta, mas é necessário que se garanta o policiamento da capital para que casos como esses não ocorram. É preciso um trabalho conjunto da Guarda Municipal, da Polícia Militar e da própria comunidade que poderá denunciar ao 190 qualquer atitude suspeita nas proximidades da rede de iluminação”, declarou o secretário.

“Cabo furtado é sinônimo de cidade escura. E cidade escura, sem iluminação, é o lugar ideal para os criminosos agirem. Infelizmente, ao invés de estarmos melhorando a iluminação de outras áreas da cidade, temos que refazer o que já foi feito”, alertou o secretário.

G1 RN