Com alta procura, Natal abre mais dois pontos para vacinação de idosos contra Covid-19

 


Com a alta demanda e registro de filas nos locais de vacinação, a Secretaria Municipal de Natal decidiu abrir mais salas de imunização contra Covid-19 para atendimento aos idosos. Atualmente, o município aplica vacinas em idosos com 80 anos ou mais de idade. Até o final desta quarta-feira (3), foram mais de 4,4 mil.

Segundo a SMS, a Zona Leste teve uma demanda superior aos outros Distritos Sanitários da capital e, por isso, o município abriu vacinação também na unidade básica de saúde das Rocas, nesta quinta-feira (4).

Também no Palácio dos Esportes, onde já havia vacinação por drive-thru, foram abertos três pontos fixos para pedestres, que será mantido durante essa etapa de vacinação, segundo o município.

Como houve uma procura maior também na Unidade Básica São João e Candelária, a Prefeitura vai destinar espaços alternativos nas unidades, com montagem de tendas.

Para serem imunizados, os moradores de Natal que pertencem ao público dessa fase devem se dirigir a uma das estruturas e apresentar cartão de vacina, comprovante de residência e documento original com foto.

A SMS Natal reforça que a segunda dose da vacina de Oxford deve ser aplicada em um intervalo de 12 semanas após a aplicação da primeira dose, e que os moradores da capital fiquem atentos ao cartão vacinal e às redes oficiais da Prefeitura do Natal.

Onde se vacinar

Três drives-thrus estão sendo disponibilizados para a população se vacinar sem precisar sair do veículo, e garantir as medidas de prevenção contra a Covid-19. Os drives funcionam de 8h às 16h, de segunda a quinta-feira, e na sexta-feira até 13h:

Palácio dos Esportes

Shopping Via Direta

Ginásio Nélio Dias

Os três espaços contam também com sala de vacinação para pedestres. Até esta quarta-feira (3), apenas o Via Direta e o Ginásio Nélio Dias contavam com o serviço.

Veja as 11 salas de vacinação em UBS:

Distrito Sanitário Norte I:

- UBS Pajuçara;

- UBS Nova Natal;

Distrito Sanitário Norte II;

- UBS Panatis;

- UBS Vale Dourado;

Distrito Sanitário Leste;

- UBS São João;

- UBS Brasília Teimosa;

- UBS Rocas;

Distrito Sanitário Oeste;

- UBS Felipe Camarão II;

- UBS Nazaré;

Distrito Sanitário Sul;

- UBS Candelária;

- UBS Rosângela Lima.

As salas funcionam de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h30 e de 13h30 às 16h.

Acamados

Desde segunda-feira (1) também estão sendo aplicadas a segunda dose da vacina para os idosos acamados. Na primeira etapa, 2.631 pacientes receberam a vacina em domicílio, com estratégia iniciada em 10 de fevereiro, e agora recebem o reforço da Coronavac.

Caso algum idoso acamado com cadastro realizado não tenha recebido ainda a primeira dose, a família deve procurar uma Unidade Básica de Saúde comunicando o fato que será agendado um dia para vacinação.

Profissionais de Saúde

Os profissionais de saúde que não tomaram a segunda dose da Coronavac podem comparecer em um dos pontos de vacinação da Prefeitura do Natal e tomar o imunizante.