Leia na íntegra a mensagem anual da Prefeita de Extremoz Jussara Sales na abertura do Ano Legislativo

 


A Câmara Municipal de Extremoz abriu o ano legislativo 2021, nesta quinta-feira (18), com a leitura da mensagem anual do Executivo, feita pela prefeita Jussara Sales. A sessão inaugural foi prestigiada por todos os vereadores eleitos.

Na mensagem, a Prefeita Jussara Sales destacou a parceria que manterá com o legislativo municipal, apresentou projetos que serão implantados em diversas áreas, a conclusão de obras paradas e a reestruturação do Hospital Municipal Presidente Café Filho. A prefeita também fez um breve relato da situação caótica que encontrou a prefeitura após o afastamento do ex-gestor pela justiça e enalteceu o auxílio constante do vice-prefeito Izidoro Filho na missão de tirar Extremoz do abandono. 

Na íntegra a mensagem da Prefeita Jussara Sales

Senhoras Vereadoras

Senhores Vereadores,

É com emoção que venho hoje a esta Casa, onde fui vereadora, na condição de prefeita constitucional do nosso município de Extremoz para apresentar a MENSAGEM ANUAL de abertura do ano legislativo.

Venho ao lado do meu vice, Izidoro, que também foi membro desta Câmara.

Seremos dois egressos desta Casa, dois ex-vereadores, a conduzir o Poder Executivo Municipal.

Chegamos ao Executivo com a visão de quem vem do legislativo. E isso é uma vantagem para Extremoz. Prefeita e vereadores têm visões próximas. Vão trabalhar em parceria pelo bem do município. Parceria construtiva, parceria do bem!

Na nossa república constitucional os poderes são independentes, porém harmônicos. E é com esse preceito que haveremos de fazer, todos nós, um mandato realizador. À altura da confiança que nos foi dada por aqueles que nos elegeram.

Nunca essa parceria foi tão oportuna - e tão necessária. Vivemos tempos difíceis. Enfrentamos crises jamais vistas na nossa história recente. Além dos problemas econômicos que nosso país atravessa desde a recessão de 2015, a pandemia do Coronavírus está a desafiar governantes de todo o mundo.

A grave crise de saúde pública trouxe perdas, angústia, incertezas e dor a tantos e a todos nós, direta ou indiretamente.

Além disso, os impactos econômicos e sociais da pandemia aumentaram a pobreza nos quatro cantos do mundo. E em Extremoz isso não é diferente.

Por fim, a pandemia provocou a elevação das despesas com saúde e, por outro lado, derrubou a arrecadação. Diminuiu os recursos que a prefeitura teria para prover os serviços públicos e realizar as ações administrativas que a população tanto espera e merece.

Como se não bastasse essa conjuntura, conhecida e vivenciada por todos, enfrentamos um problema a mais em Extremoz. O desastre administrativo deixado pelo ex-prefeito que foi afastado pela Justiça antes do fim do seu mandato.

Um verdadeiro estado de abandono nos serviços públicos de saúde, educação, limpeza urbana e em todas as áreas - sem excessão.

O símbolo maior desse abandono é o nosso hospital Café Filho. Em plena pandemia, onde o governo federal liberou recursos significativos para o município organizar o enfrentamento da doença, o nosso hospital permaneceu totalmente degradado, sem as mínimas condições de funcionamento. Uma tristeza.

Antes da posse eu visitei hospitais de outras cidades na região e não contive as lágrimas com o que vi. Com a comparação do que eu via ali, e com o que tínhamos em Extremoz. Sentindo a forma como o nosso povo de Extremoz estava sendo tratado por aquela administração.

Meus amigos,

Estou fazendo um breve resumo da nossa realidade para que fique bem claro, fique documentado aqui, o ponto de onde estamos partindo. Para que todos tenham a dimensão clara do tamanho do nosso desafio neste início de gestão. E para que possam, todos, colaborar. Possam juntarem-se a mim e a Izidoro, na superação desse desafio. Pelo bem de Extremoz.

Não é minha intenção administrar olhando no retrovisor. Vamos olhar para frente. Vamos focar no futuro, nas coisas boas que vamos realizar. Fomos eleitos justamente pra dar um jeito nisso tudo. Pra virar a página da história administrativa de Extremoz.

A nossa grande missão é fazer da nossa Extremoz um lugar próspero, justo e bom para viver. Bom para estudar, para se cuidar, bom para trabalhar e bom para investir. É isso que vamos fazer.

Aliás, é isso que já começamos a fazer em várias frentes. Vou citar aqui o exemplo do hospital, cuja situação encontrada mencionei há pouco.

Na minha campanha eu assumi um compromisso ousado. Estipulei o prazo de 90 dias para melhorar o hospital. Pelo menos, colocando profissionais e arrumando a estrutura interna.

Hoje, quero anunciar que esse compromisso está sendo rigorosamente cumprido. O hospital está sendo reestruturado. Novos médicos e novos profissionais já estão atendendo lá e quando chegarmos aos 90 dias prometidos vamos apresentar a nossa população um hospital bem melhor do que encontramos. Com escala de plantão composta por profissionais de diversas especialidades e com pronto atendimento pediátrico, ortopédico e de outras clínicas. Com novos equipamentos e com grande melhoria da estrutura)

Estamos fazendo isso enfrentando muitas barreiras. Mas estamos conseguindo porque focamos no que mais importa. Para mim, nada importa mais do que o cuidado com as pessoas. O cuidado com a saúde das nossas famílias, e a proteção das nossas crianças.

Assim como estamos fazendo com o hospital, vamos fazer com nossas escolas, com nossas creches, com nossas ruas, praças, zonas turísticas, com tudo o que for necessário para organizar a nossa cidade.

Meus amigos,

Ninguém faz nada sozinho. Vou precisar do apoio desta Casa. Vou precisar do apoio e da compreensão da nossa população inclusive para medidas que precisamos adotar para reequilibrar as contas do município. Porque, sem equilíbrio, nada funciona. Nada avança.

Vamos precisar de parcerias com os governos estadual e federal. Vamos bater à porta de todos. Já iniciamos um trabalho de articulação com parlamentares estaduais e federais buscando emendas para obras importantes em nosso município. Recebemos em Extremoz o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, com quem tivemos uma tarde de trabalho falando de obras estruturantes em nosso município.

Temos mantido intenso diálogo com investidores para atrair empreendimentos e gerar emprego e renda em nossa cidade. A eles, damos a garantia da segurança jurídica, da agilidade e da transparência nos processos de licenciamento. Discutimos incentivos tributários e infraestrutura para viabilizar os projetos. Temos grandes notícias sobre a chegada de empreendimentos grandiosos no setor turístico de Extremoz - algo de que falaremos no momento oportuno já que algumas empresas nos pedem confidencialidade temporária sobre seus planos de investimento, por regra de mercado.

Meus amigos,

Em todas as conversas que temos tido uma verdade se destaca: Extremoz tem um grande potencial econômico, turístico, imobiliário, industrial e de agronegócios. Extremoz só precisava de uma gestão séria que fosse capaz de compreender e trabalhar esse potencial de forma correta, estratégica. É isso que estamos fazendo.

Para concluir, quero mencionar aqui algumas das nossas metas para esta gestão e para este ano:               

1-      Reformas das escolas municipais.                                   

2-      Conclusão do anexo do Hospital Café Filho;

3-      Equipar as ubs;                                

4-      Pavimentação de ruas;

5-      Conclusão da obra Praça e da escola do Murici;

6-      Conclusão da obra da orla de Genipabu,

7-      Conclusão do Ginásio de Pitangui,

8-      Conclusão da obra do clube Estrela do Mar entre outras.

Finalizo agradecendo a todos e dizendo que apesar do imenso desafio, de todas as adversidades, estou feliz por estar prefeita de Extremoz. Isso é uma honra para qualquer pessoa ainda mais para uma jovem, nascida na praia, que foi eleita a primeira prefeita mulher dessa cidade, que contou com o abraço de confiança de seus conterrâneos como a esperança de dias melhores para nossa amada Extremoz.

Contém com minha dedicação, meu espírito combativo, minha disposição, minha resiliência, com meu senso de compromisso, de responsabilidade e com a minha fé inabalável em Deus e no povo bom e batalhador de Extremoz.

Vamos à luta. Que Deus nos abençoe a todos.

Muito obrigada.

Viva Extremoz!