Natal já imunizou 7.069 pessoas; pontos de drive-thru funcionam nesta sexta-feira

 


Em dois dias de Campanha de Vacinação contra a Covid-19, o município de Natal já imunizou 7.069 profissionais de saúde nas estruturas montadas em esquema de drive-thru na capital. Em função da grande procura, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS Natal) vai estender o funcionamento dos drives de vacinação para esta sexta-feira (22). 

Nesta quinta-feira (21), 3.155 profissionais de saúde da capital receberam a primeira dose da vacina. No primeiro dia da vacinação, 3.914 doses foram aplicadas. Os profissionais de saúde que ainda não se imunizaram podem procurar os pontos na Arena das Dunas, no Palácio dos Esportes, no Ginásio Nélio Dias ou na área externa do Shopping Via Direta, das 8h às 16h.

As equipes da SMS Natal intensificaram a fiscalização para garantir que apenas o público-alvo dessa primeira fase da campanha seja contemplado. “Reforçamos que o profissional de saúde contemplado nessa fase deve levar a sua escala de trabalho do mês atual e documento de identificação. Outro ponto que quero destacar é que temos duas estruturas montadas com sala de vacinação para pedestre, uma no Via Direta e outra no Nélio Dias”, explica o secretário de Saúde de Natal, George Antunes.

A vacina foi bem recebida por quem compareceu aos drives e salas de vacinação disponibilizadas pelo Município, sendo vista como uma esperança para a prevenção da doença. “Eu acho importante a vacinação. É mais um avanço para que a gente venha a combater essa pandemia”, comenta Everton Chagas, funcionário do Hospital Universitário Onofre Lopes.

Quem pode se vacinar?

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) adotou como estratégia inicial imunizar os idosos residentes em instituições de longa permanência e todos os profissionais da saúde que estão no enfrentamento direto contra a Covid-19, com comprovado exercício de suas funções nas seguintes unidades: Upas, Hospital Giselda Trigueiro, Hospital de Campanha, Pronto Atendimento Odontológico Morton Mariz, Maternidades públicas e privadas, Pronto Socorro públicos e privados, UTIs e os Centros de Enfrentamento à Covid-19 de Natal.

Já nas unidades do Hospital Universitário (HUOL), Hospital Maria Alice Fernandes, Hospital de Pediatria Nivaldo Júnior e João Machado, somente serão vacinados os profissionais que atuam diretamente na unidade de atendimento ao paciente Covid. No caso do SAMU/Transporte Sanitário, serão vacinados os servidores intervencionistas.