MP emite recomendação para 18 cidades do RN e reforça fiscalização de “fura filas”

De acordo com o MP, é responsabilidade de cada cidade organizar o suporte logístico para a retirada das vacinas - Foto: José Aldenir/Agora RN

Mais cinco Prefeituras Municipais receberam recomendações do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) sobre protocolos a serem seguidos na campanha de vacinação da Covid-19. Com a inclusão de Serra Negra do Norte, Timbaúba dos Batistas, Caicó, Pau dos Ferros e Água Nova, são 18 localidades a receberem o documento. (Veja a lista completa no fim desta matéria). 

De acordo com o MP, é responsabilidade de cada cidade organizar o suporte logístico para a retirada das vacinas nas centrais regionais ou estadual, a depender do fluxo estabelecido, bem como distribuição oportuna dos imunobiológicos a todos os postos de vacinação. 

O transporte deve ser feito preferencialmente por meio de um veículo refrigerado e equipado com caixas térmicas devidamente ambientadas com bobinas de gelo reutilizáveis e com controle de temperatura por meio de termômetro acoplado. “

A partir disso, será preciso identificar o quantitativo e as condições de funcionamento das salas de vacina e postos de vacinação existentes em seu território, procedendo com a devida atualização das unidades no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES)”, diz trecho da recomendação. 

O MPRN também pede que os municípios verifiquem a quantidade de profissionais de saúde disponíveis para aplicação da vacinação e reforça que a vacinação seja feita com os profissionais de saúde e idosos institucionalizados nas próprias unidades a que estão vinculados. 

O documento ainda traz orientações quanto à manutenção das salas de vacinas e sobre o abastecimento dos dados de vacinação no sistema de informação RN Mais Vacina. 

O Ministério Público do Rio Grande do Norte já emitiu recomendações para 18 municípios potiguares: Rio do Fogo; Touros, Upanema; Currais Novos; Lagoa Nova; Cerro Corá; Parnamirim; Encanto; Rafael Fernandes; Francisco Dantas; Riacho de Santana; São Francisco do Oeste ; São Miguel do Gostoso; Serra Negra do Norte; Timbaúba dos Batistas; Caicó, Pau dos Ferros; Água Nova.

Agora RN