7 pessoas morrem por falta de oxigênio em Coari, no Amazonas

 


A Prefeitura de Coari, localizada a 450 km de Manaus, divulgou nota na qual informa que 7 pacientes internados com covid-19 no Hospital Regional da cidade morreram por falta de oxigênio na madrugada desta 3ª feira (19.jan.2021).

Segundo a prefeitura, Coari deveria ter recebido 40 cilindros de oxigênio na 2ª feira (18.jan.2021), mas a aeronave que levaria os tanques acabou viajando para Tefé (AM) e ficou impossibilitada de retornar, pois o aeroporto não aceita voos noturnos.

Na nota, a gestão municipal de Saúde de Coari afirma que a Secretaria de Saúde do Amazonas prejudicou todo o planejamento da cidade para o enfrentamento da pandemia e manifesta o “completo desagrado e repúdio” à forma como o governo amazonense está lidando com a saúde no interior do Estado.

Segundo a nota, 200 cilindros do Hospital Regional de Coari estão retidos pela Secretaria da Saúde, e parte deles estaria aguardando o abastecimento. A outra parte, segundo a prefeitura, foi distribuída a UBS (Unidades Básicas de Saúde) de Manaus.Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde de Amazonas lamentou as mortes em Coari e informou que, por opção do município, o sistema de saúde na cidade é independente, sendo a gestão plena da prefeitura municipal. O texto ainda diz que o Estado “nunca se furtou de auxiliar a administração local, entre outras coisas, com o fornecimento de oxigênio”.

A secretaria estadual também disse que a empresa White Martins, responsável pelo fornecimento de oxigênio, atrasou a liberação dos cilindros que seriam enviados de Manaus para Coari, o que teria impossibilitado levar o oxigênio em voo direto.

A nota explica que a Secretaria enviou os cilindros a Tefé, para que de lá a carga fosse transportada de lancha para Coari. Porém, houve novo atraso na saída da embarcação.

“A transferência dos cilindros de lancha para Coari foi alinhada com a cooperação da prefeitura de Tefé e, de acordo com a Secretaria Executiva Adjunta do Interior, da SES-AM (SEAI-SES/AM), houve um novo atraso na saída da lancha para Coari, o que contribuiu também para que a chegada do material não ocorresse no tempo necessário”, disse.

A situação do sistema de saúde amazonense se agravou na última 5ª feira (14.jan), quando o estoque de oxigênio acabou em vários hospitais de Manaus.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, até as 18h desta 3ª feira (19.jan.2021), o Amazonas registrava 233.971 casos de coronavírus e 6.450 mortes por causa da covid-19.

PODER 360