Sesc RN apresenta projeto nacional Identidades Brasilis



A promoção e visibilidade da expressão artística-cultural dos povos indígena e negro estarão em debate no projeto Identidade Brasilis, promovido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) em todo o Brasil. No Rio Grande do Norte, o evento acontece entre os dias 17 e 19 de dezembro, dentro da programação virtual da Aldeia Sesc Seridó, desenvolvida pela entidade do Sistema Fecomécio RN. 

O objetivo central está na valorização das produções artísticas, pesquisas e questões ligadas ao tema, chegando à sociedade de maneira proporcional e democrática, criando conexões e inspiração a partir dos conteúdos que serão apresentados. A ideia tem como referência as políticas públicas nacionais, como o Artigo 215 da Constituição Federal, a lei nº 11.645/2008 que trata de questões relacionadas à História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, entre outras. 

Na quinta-feira (17), as atrações começam com o teatro de “Maleme: Valei-me Tony Silva”, seguida pelo diálogo “Por uma educação antirracista: Identidade e desconstrução”. Na sexta-feira (18), a programação segue com o podcast; “Uma conversa sobre troncos e raízes com Graciliano Soares e Meyriane Costa- Aldeia Catu”, depois com a música da “Apresentação pluriartística e introdução histórica”, de Frank Lemos, encerrando com outra rodada de diálogo tratando dos “Territórios indígenas: os caminhos entre os saberes ancestrais para uma educação decolonial”. 

No sábado (19), último dia do Identidades Brasilis começa com a oficina “Por uma pedagogia decolonial e pluriversal”, com Ana Paula Campos, em que o interessado deve enviar e-mail (cultura@rn.sesc.com.br) para efetuar inscrição. Logo em seguida começará o diálogo “Encruzilhando saberes: representatividade e ancestralidade”, e o enceramento com “Africanidades do Povo Potyguar Nação Zambêracatu”. 

A programação completa você encontra em nosso site (sescrn.com.br) com os horários e participantes do projeto. Com apoio do Departamento Nacional, o tema se destina a todos os públicos por meio da internet, integrando a Aldeia Sesc Seridó que acontece desde o início do mês em plataformas digitais do regional norte-rio-grandense. 

 

Serviço: 

O que? Identidades Brasilis / Aldeia Sesc Seridó 2020

Quando? 

Dia 17/12 

18h00 – “Maleme” - Valei-me!: Tony Silva. 

19h00 – Diálogo- Por uma educação antirracista: Identidade e desconstrução. 

Dia 18/12 

12h00 – Uma conversa sobre troncos e raízes (Podcast). 

18h00 – Indígenas do RN: Apresentação pluriartística e introdução histórica. 

19h00 – Diálogo- Territórios indígenas: os caminhos entre os saberes ancestrais para uma educação decolonial. 

Dia 19/12 

14h00 – Oficina- Por uma pedagogia decolonial e pluriversal – Ana Paula Campos - Inscrições no cultura@rn.sesc.com.br 

19h00 – Diálogo: Encruzilhando saberes: representatividade e ancestralidade.  

20h30 – Africanidades do Povo Potyguar Nação Zamberacatu. 

Onde? Youtube do Sesc RN 

Mais informações: sescrn.com.br