Covid: Prefeitura fiscaliza bares e restaurantes de Natal no fim de semana Fonte: Portal Grande Ponto

 


A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) desencadeou na noite dessa sexta-feira (11), mais uma operação de fiscalização em bares e restaurantes no sentido de averiguar o cumprimento das normas de prevenção à Covid-19. A ação reuniu a Guarda Municipal do Natal (GMN), Semsur, Semurb, STTU e Procon.

A operação se deu nas zonas Sul e Norte da capital, contando com dois comboios de fiscalização que agiram simultaneamente nas duas regiões. Na prática os fiscais averíguam todos os itens determinados nos decretos municipais que apontam para o distanciamento entre mesas e cadeiras, quantidade máxima de pessoas no estabelecimento, uso de máscaras de proteção facial, acesso a álcool gel 70% para clientes e funcionários, aferição da temperatura na entrada do estabelecimento, entre outras.

De acordo com informações repassadas pelos subcomandante de Segurança da GMN, Carlos Cruz, foram encontradas pequenas irregularidades em alguns dos bares e restaurantes fiscalizados durante toda a noite de ontem. "A fiscalização transcorreu de forma tranquila. Chegamos em bares que tinham algum excesso e informamos a situação e o gerente ou proprietário corregiam o erro na hora, então não foi necessário fazer nenhuma autuação", informou.

As fiscalizações seguem intensificadas durante este sábado (12) e domingo (13). O cidadão pode ajudar a fiscalização, basta ligar para o número (84) 9 9917-0591 e fazer a denúncia. O contato é mantido pela Semdes e aciona diretamente as viaturas de patrulhamento preventivo e ostensivo da Guarda Municipal do Natal. As denúncias também podem ser feitas pelo telefone da Ouvidoria da Semurb no (84) 3616-9829, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, além do canal 24h do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) pelo 190 e o 181 (Disk Denúncia- Polícia Civil).