OFICINA DE CAPACITAÇÃO APRESENTA PLANO DE GESTÃO DE PESSOAS DA ALRN 2021-2023

 


A Assembleia Legislativa, através da Escola da Assembleia e da Coordenadoria de Gestão de Pessoas, realizou na manhã de ontem (19) o último encontro da oficina de capacitação técnica “Planejamento Estratégico de Pessoas da ALRN”. Um espaço destinado à construção de um plano de atuação estratégica de pessoas, cujo objetivo é a discussão daquilo que se quer alcançar e atingir com base no “Horizonte 2023”.

Neste último encontro foi apresentado o produto da oficina, sendo validado pelos participantes, assim como, sua avaliação, e por fim, o encerramento. No produto da oficina tivemos como resultado o Plano Estratégico de Gestão de Pessoas da ALRN 2021-2023, que se encontra alinhado à estratégia institucional, construído pelos próprios servidores das diversas unidades administrativas da Casa.

Na construção do plano foi analisado os ambientes interno e externo em relação à gestão de pessoas da ALRN, sendo utilizada a ferramenta de diagnóstico denominada de SWOT (também conhecida como Matriz FOFA).

O plano foi concebido seguindo o modelo de gestão estratégica Balanced Scorecard (BSC).  A ferramenta possibilitou identificar diversas perspectivas que envolvem a Casa Legislativa delineada pelos objetivos estratégicos e de indicadores e metas estabelecidas, além de ações e projetos de curto, médio e longo prazos.

Neste planejamento foi desenhado o direcionamento, estabelecendo a missão, a visão e os valores que serão a identidade estratégica de gestão de pessoas. A visão definida no escopo do plano tem um olhar para o exercício de 2023, e por isso foram estabelecidos 8 objetivos estratégicos distribuídos nas perspectivas “Processos Internos” e “Resultados”. Com relação aos indicadores e às metas foram indicados 7, que somados aos 5 do Horizonte 2023, resulta em 12 indicadores para trabalhar ao longo da execução do plano estratégico.

Com a indicação das ações, dos projetos e das unidades responsáveis se obteve o portfólio de iniciativas que contribuirá para o desenvolvimento e a execução do plano estratégico de pessoas.

“A finalização da elaboração do plano estratégico é na verdade o início de uma nova etapa da ALRN, que demonstra que os verdadeiros protagonistas na construção de uma nova Assembleia são as pessoas”, disse Thyago Cortez, Coordenador de Gestão de Pessoas.

As oficinas foram mediadas pela professora Paulinéa Araújo, Consultora em Estratégia, Gestão de Projetos e Processos, além de Coordenadora de Auditoria Interna da Justiça Eleitoral do RN.

Ao final da oficina, Paulinéa Araújo externou a satisfação em mediar a realização desse trabalho, reconheceu que a Casa Legislativa Potiguar vem se esmerando em promover avanços em planejamento e gestão. “A estratégia de gestão de pessoas que ora é definida possibilitará significativas melhorias em prol da Instituição e sociedade Norte-rio-grandense (decorrentes da otimização dos processos internos e da qualidade de vida de servidores, gestores e parlamentares). A Assembleia vem buscando consolidar sua função legislativa e fiscalizadora por meio de inovações em governança e gestão, e sendo considerada referência nacional no Legislativo desde a concepção do “Horizonte 2023”, publicado ao final de 2019”.