Governadora destaca importância das parcerias para melhorar serviço de saúde


A governadora Fátima Bezerra participou nesta quinta-feira, 5, do ato de assinatura da Ordem de Serviço para reforma do antigo prédio do Hospital Papi que será incorporado ao complexo Hospitalar Rio Grande (HRG), localizado na Avenida Afonso Pena, no Tirol, em Natal. Um investimento privado, e de relevância à infraestrutura da rede hospitalar no Rio Grande do Norte. O HRG é uma unidade da iniciativa privada que presta serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS) em serviços de alta complexidade. No Estado, é o único credenciado para realizar transplante de medula óssea.

"A ampliação do Hospital Rio Grande vem somar aos serviços públicos de saúde, contribuindo para o aumento da oferta de leitos", afirmou a governadora. Fátima Bezerra registrou que o hospital teve atuação importante na assistência aos pacientes cardíacos de Covid-19 mediante contrato com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). "Somos gratos pela parceria que ajudou a salvar muitas vidas. Queremos ampliar essa união e avançar cada vez mais na melhoria da qualidade do serviço de saúde no RN", afirmou a governadora.

A gestora estadual ainda ressaltou que as parcerias com a iniciativa privada, prefeituras e ministérios públicos, associadas à capacidade de gestão do Governo, faz o Rio Grande do Norte se destacar no Brasil como um dos estados com melhor gestão no enfrentamento à pandemia da Covid-19. "Desde o mês de julho, estamos com a situação controlada. Ainda não tivemos segunda onda, e esperamos não ter. Isso é fruto do trabalho e gestão sérios, e das parcerias que firmamos. O Governo dialogou com todos os setores da sociedade. Suspendemos as atividades econômicas no momento certo e reiniciamos no momento adequado, sempre ouvindo a ciência", afirmou Fátima Bezerra à plateia de médicos e profissionais dos vários campos da saúde e diretores do grupo Delfin Saúde e Incor Natal, controladores do hospital.

A solenidade aconteceu no Hotel Barreira Roxa, onde a governadora esteve acompanhada do vice-governador Antenor Roberto, do secretário de Estado do Gabinete Civil, Raimundo Alves, e da secretária adjunta da Sesap, Maura Sobreira. Representaram o HRG os diretores do Incor Marcelo Cascudo, Álvaro Barros e Itamar Ribeiro, o diretor geral do Hospital Rio Grande, Luiz Roberto Fonseca, e o superintendente do hospital, Dr. Antônio Linhares.

O HOSPITAL

Contratado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), o Hospital Rio Grande (HRG) atende usuários do SUS nas áreas de cardiologia (cirurgia cardíaca adulto e infantil e hemodinâmica), oncologia e transplantes de medula óssea. Disponibiliza 10 leitos de UTI pediátrica cardiológica, 10 leitos de UTI adulto geral e leitos de enfermaria para usuários do sistema público. Com a reforma do antigo prédio do Hospital Papi, o Complexo passará a ter capacidade total de 600 leitos. A reforma vai gerar 500 empregos diretos e 1000 indiretos, segundo a empresa privada de saúde.