PRF registrou 15 acidentes, 1 óbito e 33 autuações por embriaguez ao volante durante feriadão no RN

 


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou uma morte em rodovias federais no RN durante a Operação Nossa Senhora Aparecida 2020. A ação ocorreu entre a última sexta-feira e o dia da Padroeira do Brasil, nesta segunda-feira (12). No total, 15 acidentes foram computados no período, com quatro desses sendo considerados graves e deixando 16 pessoas feridas.

O efetivo da corporação contou com um aumento na operação com o objetivo de diminuir a incidência de acidentes graves e ocorrências criminais, com o policiamento ostensivo preventivo. Os esforços do policiamento qualificado resultaram na fiscalização de 4.754 pessoas e 4.230 veículos. E para coibir a perigosa combinação de álcool e direção, os agentes realizaram mais de 451 testes do etilômetro.

Os PRFs autuaram 33 motoristas por alcoolemia ao volante, sendo dois deles presos pelo crime de embriaguez. Obrigatório não só para o motorista, mas também para todos os ocupantes do veículo, o cinto de segurança, ou melhor, o não uso dele gerou 75 autuações.

No ranking de imprudências mais observadas pelos policiais estão ainda o não uso do capacete para os ocupantes de veículos de duas rodas. 68 pessoas, condutores e garupas, foram flagrados sem esse equipamento que pode salvar vidas. Quando o assunto é ultrapassagem proibida, não importa qual o veículo: motos, automóveis ou veículos de carga, ao todo, 185 condutores foram flagrados realizando essa manobra perigosa.

Criminalidade

Em paralelo às ações preventivas de segurança viária, a PRF dava continuidade ao trabalho de combate ao crime. Da última sexta a esta segunda-feira, 18 pessoas foram detidas pelo cometimento de diversos crimes, entre eles os crimes de trânsito (seis). O total de veículos recuperados foi de cinco só nesse período, estando três deles adulterados.