Presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, participa do lançamento do Plano de Retomada do Turismo que entidade ajudou a construir


Governadora Fátima Bezerra destaca a validade do documento, que prevê série de ações integradas com foco na reestruturação da atividade turística no RN

O presidente do Sistema Fecomércio RN e do Conselho Deliberativo do Sebrae, Marcelo Queiroz, participou, na manhã desta sexta, 2, da apresentação à governadora Fátima Bezerra, do Plano de Retomada do Turismo do RN. O momento contou com a presença de autoridades e entidades ligadas ao trate turístico potiguar. O documento foi elaborado em uma iniciativa liderada pela Secretaria Estadual do Turismo (Setur), em parceira com o Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, a Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN (ABIH-RN), Sindicato das Empresas de Turismo do Rio Grande do Norte (Sindetur RN), Sebrae RN, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel RN) e a Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária do RN (SUVISA-RN). Trata-se de um Plano Básico de Segurança Sanitária, que tem como objetivo oferecer diretrizes de enfrentamento à Covid-19 para a retomada da atividade turística.

Ao todo, o projeto contempla seis fases e prevê 18 meses de atividades. O Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac RN, atua neste Plano como um facilitador, através de uma metodologia ágil de elaboração e gestão de projetos, bem como disponibilizando ferramentas de acompanhamento e medição de resultados.

“Foi diante de um cenário extremamente preocupante, que, ainda em maio deste ano, quando vivíamos o pico da Covid-19 no RN, o Sistema Fecomércio RN e o Sebrae se prontificaram como parceiros do Governo do RN na construção deste Plano. Nosso objetivo sempre foi contribuir e não medimos esforços para colaborar em ações e iniciativas que pudessem socorrer o setor do turismo, criando um grande e inédito diferencial para o nosso destino”, disse Queiroz.

“O Senac criou três novos cursos online, que estão sendo ofertados mensalmente por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG). São cursos direcionados aos profissionais que atuam nos segmentos de hotelaria, alimentos e bebidas, serviços receptivos, áreas de visitação e eventos. Até o momento, já foram disponibilizadas 1.300 vagas gratuitas. Já o Sebrae ofereceu consultorias subsidiadas e suporte técnico aos empreendimentos", explicou o presidente.

A governadora Fátima Bezerra destacou a relevância da iniciativa. “Eu quero parabenizar a Fecomércio e todas as entidades, por esse trabalho, feito em conjunto, nessa exitosa parceria. Sem dúvidas o Governo não conseguiria formular uma bússola tão consistente como esta que o Plano nos traz. Esperamos que a partir de agora consigamos retomar esse setor tão importante e, também para isso, a participação dessas entidades é fundamental, pois temos objetivos em comum: desenvolvimento para gerar emprego e renda no estado”, afirmou.