Óbitos e casos da covid-19 caem pela terceira semana seguida no Brasil

 

Mortes por covid-19 mantêm tendência de queda há 19 semanas Adriano Machado/Reuters

O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (15) que o número de mortes em decorrência da covid-19 no Brasil caiu 8%, para 4.211 óbitos, na semana finalizada no dia 10 de outubro e registrou o terceiro período consecutivo de queda.

No período, foram registrados 175.804 novos casos comprovados da doença respiratória causada pelo novo coronavírus. O número é 7% inferior ao computado na semana anterior.

Os dados apontam para a manutenção da tendência de queda no volume de casos e morte da doença iniciada há 19 semanas. “Por volta da 22ª semana epidemiológica, tínhamos um platô de óbitos que permaneceu por cerca de seis semanas. A partir de então, já vemos uma tendência de queda”, analisa o secretário de vigilância em saúde da pasta, Arnaldo Medeiros.

De acordo com os dados revelados, há uma tendência de redução no número de mortes em todas as regiões do Brasil, com destaque para as regiões Norte e Nordeste. Na última semana, no entanto, apenas o Sudeste teve um aumento na quantidade de mortes.

Em todo o mundo, mais de 38,7 milhões de pessoas já foram infectadas pela doença desde o início da pandemia. Do total de doentes, quase 1,095 milhão morreram, segundo a Universidade Johns Hopkins.


(R7)