Vacina BCG será testada contra covid-19 no Brasil em outubro

 


A vacina BCG, usada para prevenir a tuberculose, será testada no Brasil para proteger também contra a covid-19 a partir de outubro. Os testes são de fase 3, a última etapa de estudos em humanos. Eles serão coordenados pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e o Instituto de Pesquisa Infantil Murdoch da Austrália.

Além do Brasil e Austrália, Espanha e Reino Unido participam das pesquisas. Ao todo, 10 mil voluntários receberão a vacina. Destes, 3 mil são brasileiros: profissonais da saúde que não tenham tido covid-19 do Mato Grosso do Sul e do Rio de Janeiro.

Os voluntários serão monitorados por um ano. De acordo com o pesquisador Julio Croda, que coordena a pesquisa no Mato Grosso do Sul, serão feitas ligações semanais para os participantes, que deverão informar se não apresentaram sintomas de covid-19.

A investigação do potencial da vacina BCG para prevenir contra a doença causada pelo novo coronavírus foi baseada em estudos que mostram a eficácia do imunizante contra outras infecções respiratórias virais.

Pesquisadores brasileiros da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) também estudam a possibilidade de usar a BCG contra a covid-19. Isso seria possível graças a modificações genéticas feitas na bactéria utilizada para fabricar a vacina.


Nenhum comentário