Getúlio Rêgo defende privatização dos campos de petróleo no RN


A privatização dos campos maduros de petróleo e a permanência da Petrobras no Rio Grande do Norte pautaram o discurso do deputado estadual Getúlio Rêgo (DEM), durante sessão ordinária, realizada através do Sistema de Deliberação Remota, nesta terça-feira (01). O parlamentar lamentou que o assunto tenha se tornado pauta política por parte do Governo do Estado.

“É lamentável que essa pauta esteja sendo politizada. Me aprofundei no assunto e conversei com proprietários de terras que recebem royalties da exploração de petróleo. Para se ter uma ideia, a expectativa destes é um aumento três vezes maior de ganho com a privatização dos poços. Só isso já derruba o argumento da governadora”, enfatizou.

O parlamentar disse que a politização do tema traz prejuízos para o Estado, quando isso provoca um afastamento do RN com o Governo Federal. “É preciso que se resgate o bom senso e que se prevaleça o raciocínio lógico. Não podemos continuar nesse debate, nesse conflito, em querer desagradar o Governo Federal, quando nós é que deveríamos ter a humildade em ir buscar interlocução com segmentos federais para aliviar essas dificuldades imensas que enfrentamos em nossas finanças”, lamentou.

Getúlio foi enfático ao afirmar que com a privatização dos poços, o Estado vai registrar aumento na arrecadação de royalties como acontece com os proprietários de terra. “A arrecadação de royalties vem caindo a cada ano e com a privatização, o estado vai crescer a sua remuneração, assim como os ocorre com os proprietários de terra”, disse.

O parlamentar lamentou o discurso da esquerda que, segundo ele, tenta associar a saída da Petrobras do RN ao presidente Jair Bolsonaro. “O que vemos são os parlamentares da esquerda querendo fazer uma campanha negativa tentando denegrir a imagem do presidente, que só cresce nas pesquisas de opinião”, frisou.