Estudo preliminar mostra forte imunização com vacina em dose única da Johnson & Johnson

 

Com aplicações de apenas de uma dose, a vacina experimental contra a Covid-19 da Johnson & Johnson produziu uma forte resposta imunológica contra o novo coronavírus nos ensaios clínicos de estágio inicial a intermediário – fases 1 e 2 dos testes -, de acordo com resultados provisórios publicados nesta sexta-feira (25).

O estudo foi publicado no site médico medRxiv, mas ainda não foi revisado por pares.

Apesar do provisórios, os resultados geram otimismo. O fato de o ensaio examinar a eficácia de uma única dose da vacina, em vez de duas doses, deve acelerar os próximos resultados, de acordo com o Dr. Paul Stoffels, diretor científico da Johnson & Johnson.

A vacina, chamada Ad26.COV2.S, foi igualmente bem tolerada em duas doses, segundo os testes até aqui. Porém, caso comprovada, sua eficácia de imunização com apenas um injeção poderia simplificar a distribuição da vacina.

Com base nos resultados atuais, a J&J, na quarta-feira, deu início à fase 3 de seus estudos, com aplicações previstas em 60 mil pessoas, o que pode abrir caminho para um pedido de aprovação regulatória. A empresa disse que espera os resultados da nova fase até o final de 2020 ou início do próximo ano.