Em cenário otimista, diretor do Butantan prevê vacinação em janeiro


O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou à CNN, nesta terça-feira (1°) que o Brasil pode ser um dos primeiros países a iniciar a vacinação contra a Covid-19. Para ele, a previsão mais otimista é que a vacinação possa começar em janeiro.

O instituto firmou uma parceria com o laboratório chinês Sinovac para testar a Coronavac, uma das potenciais vacinas contra a doença e já em terceira fase de testes no Brasil. A previsão, segundo ele, é vacinar 9 mil voluntários até o fim de setembro e ter os resultados disponíveis para análises a partir da segunda quinzena de outubro.

"Paralelamente a isso, já estamos trazendo essa vacina. Ela começa a chegar a partir de outubro. Até o final do ano já teremos 45 milhões de doses. Então, associando o registro da vacina com as doses disponíveis, a vacinação poderá iniciar, tudo dando certo, em janeiro do próximo ano", acrescentou.

Dimas Covas frisou que a aplicação não é feita pelo Butantan, mas pelo Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. "É uma grande possibilidade e o Brasil pode ser um dos primeiros países do mundo a ter sua vacinação", concluiu.

CNN BRASIL