Covid-19: Reino Unido prepara restrições; veja novas ações de países europeus

 

Foto: Juan Medina - 30.mar.2020/ Reuters

Pubs, bares, restaurantes e outros estabelecimentos de lazer no Reino Unido deverão voltar a ser obrigados a fechar antes das 22h todas as noites, em medida para enfrentar o aumento de casos do novo coronavírus no país.

O primeiro-ministro Boris Johnson deve anunciar essa e outras medidas restritivas nesta terça-feira (22), conforme antecipou seu gabinete. As restrições estão previstas para entrar em vigor na quinta-feira.

Em discurso à nação, Johnson deve aumentar o nível de alerta de Covid-19 de 3 para 4 no país. O nível 4 significa que o vírus está “em circulação geral e a transmissão é alta ou aumenta exponencialmente”.

“Ninguém subestima os desafios que as novas medidas representarão para muitos indivíduos e empresas. Sabemos que não será fácil, mas devemos tomar outras medidas para controlar o ressurgimento dos casos do vírus e proteger o sistema de saúde ”, disse um porta-voz do governo no comunicado.

Espera-se que Johnson fale à nação com um discurso pré-gravado nesta terça-feira. Antes do discurso, uma reunião entre o gabinete de Johnson e os primeiros-ministros da Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte acontecerá na terça-feira de manhã "para discutir o aumento de casos".

Segunda onda na Europa

Na última semana, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que os casos do novo coronavírus estão aumentando de forma alarmante na Europa. Muitos governos do continente impuseram medidas locais estritas em resposta e começaram a pesar mais bloqueios em uma tentativa de deter uma segunda onda da pandemia.

Veja algumas as últimas medidas adotadas no continente:

* Um novo bloqueio na capital da Espanha: partes de Madri estão sob novas medidas de bloqueio, que afetarão cerca de 850.000 pessoas na cidade nas próximas duas semanas. Durante uma entrevista coletiva nesta segunda, o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sanchez, disse: "estamos prontos para analisar outros cenários, se necessário."

* Picos na França: os casos de Covid-19 na França estão aumentando drasticamente, de acordo com o site da autoridade de saúde francesa. Um total de 453.763 casos até agora foram relatados no país, com 10.569 novos casos anunciados apenas no domingo. Diante do cenário, cidades do país têm retomado restrições e fechado escolas.

* Casos dobrando semanalmente no Reino Unido: o número de casos de Covid-19 no Reino Unido está dobrando a cada sete dias, disse o assessor científico Patrick Vallance, enfatizando que a medida é aproximada. Isso resultaria em cerca de 50.000 novos casos por dia até o final de outubro e mais de 200 mortes por dia até novembro, disse ele.

* Alemanha se prepara para o outono: o ministro da Saúde alemão pretende introduzir medidas adicionais para combater a Covid-19 no outono, que começa nesta semana no Hemisfério Norte. Jens Spahn, em uma entrevista ao jornal Rheinische Post, descreveu essas medidas como a introdução das chamadas "ambulâncias de temperatura", locais onde aqueles com sintomas de Covid-19 podem fazer testes.

(Com informações de Hilary McGann, da CNN)