Cinco Unidades de Saúde continuam com horário estendido em Natal


Desde março, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS Natal) ampliou o horário de funcionamento de dez Unidades Básicas de Saúde (UBS), sendo duas por região, como estratégia para reforçar a rede de saúde no combate à pandemia do Covid-19.  Agora, apenas uma UBS por zona de Natal funcionará como Unidade de Saúde Referência para Covid-19 em horário estendido, das 8h às 20h. A redução é devido à decrescente procura realizada por pacientes com sintomas do Covid-19.

Segundo o sistema do Ministério da Saúde e-SUS, 61.301 atendimentos foram realizados nas 10 Unidades entre 01/03 e 14/09/2020. No mês de agosto, foi percebida uma queda na procura dos atendimentos, totalizando 857 consultas entre o mês de agosto (01/08/2020) até a metade de setembro (14/09).

Outra mudança acontece na UBS KM-06, localizada na Avenida Capitão-Mor Gouveia S/N, em Felipe Camarão. Nesta nova fase, a unidade funcionará de segunda a sexta e não mais aos sábados. No pico da pandemia, a Unidade funcionou no turno da manhã aos sábados. “Ao todo, foram sete sábados que totalizaram 139 atendimentos”, afirma Rayanne Araújo, secretária adjunta da SMS Natal.

O secretário municipal de Saúde, Dr. George Antunes, destaca que "foi uma adaptação necessária, visto que o número de procura para atendimentos para covid-19 diminuiu mais que a metade em relação ao começo da pandemia. Existem outro serviços e tipos de atendimentos que levam a população até as Unidades de Saúde e queremos garantir isso a todos".

Confira abaixo as UBS de referência para covid-19 que continuam a atender em horário estendido:

SUL

UBS Nova Descoberta (8h às 20h) - Av. Xavier da Silveira;

LESTE

UBS São João (8h às 20h) - Av. Romualdo Galvão, nº 891, Tirol; 

OESTE

UBS Bom Pastor (8h às 20h) - R. Augusto Calheiros, nº 1 - Bom Pastor;

NORTE I

UBS Nova Natal (7h às 19h) - Rua do Pastoril, S/N, Conjunto Lagoa Azul;

NORTE II

UBS Vale Dourado (7h às 19h) - Rua irmã Vitória, 706, N. Srª. da Apresentação.